ação

Governo entrega benefícios ao povo indígena tabajara da aldeia de Conde

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh)/Secretaria Executiva de Economia Solidária(Sesol), realizou a entrega de filtros cerâmicos para as 19 famílias residentes na Aldeia Vitória do Povo Tabajara, localizada no município de Conde, além de uma máquina esmerilhadeira para utilização no acabamento das peças artesanais em cerâmicas ali produzidas.

A secretária executiva de Economia Solidária, Roseana Meira, durante a solenidade, destacou os 13 anos de luta daquela aldeia, contribuindo para o resgate da cultura e economia do Povo Tabajara iniciada com a realização do intercâmbio com quilombolas da Comunidade dos Rufinos, da cidade de Pombal, que ensinaram novas técnicas para fabricação de peças cerâmicas.

“Hoje entregamos a esmerilhadeira, equipamento importante para a melhoria da qualidade das peças artesanais, além de filtros cerâmicos que contribuirão para a melhoria da qualidade da saúde. Fico muito feliz em fazer essa interação com o povo tabajara, aproveito para reafirmar esse momento, enaltecer a luta pela preservação e reforço da cultura, costumes, sinônimos de resistência na preservação da tradição do povo indígena”, afirmou.

A prefeita do Conde, Márcia Lucena, por sua vez, ressaltou a união dos caciques das aldeias presentes, apesar das diferenças comuns em qualquer núcleo ou grupo. “Todos, eu na Prefeitura, e Governo do Estado, através da secretária Roseana Meira, estamos focados em ajudar nesse processo de luta do povo tabajara. E fico feliz quando os caciques dizem que estamos fazendo com recursos próprios. Essa fala contém muita dignidade, quando somos capazes de fazer coisas com recursos próprios, estamos dizendo poderoso somos nós”, enfatizou.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba