Teatro Íracles Pires

Governador Ricardo Coutinho entrega reforma do Teatro Íracles Pires em Cajazeiras

O governador Ricardo Coutinho entregou a reforma e ampliação do Teatro Íracles Pires o Ica, em Cajazeiras

O governador Ricardo Coutinho entregou, na noite dessa quinta-feira (8), , o Ica, em Cajaza reforma e ampliação do do Teatro Íracles Pires, o Ica, em Cajazeiras fundado em 1985, o primeiro teatro da região. A obra, que representa R$ 5 milhões de investimento, transformou o teatro em um ambiente adequado às necessidades dos artistas e do público que irá prestigiar as apresentações culturais. O local teve a capacidade ampliada, passou de 176 para 240 lugares. O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, deputados estaduais, prefeitos da região, vereadores e auxiliares do Governo estiveram presentes.

Na oportunidade, Ricardo afirmou que, após a reforma e ampliação, o Íracles Pires se tornou um dos melhores teatros da Paraíba e será um grande palco para a produção cultural paraibana. “Essa é uma obra de um Governo que tem uma identidade profunda com a cultura. Nos últimos anos, reconstruímos o Íracles Pires e o Teatro Paulo Pontes. Fizemos o maior teatro do Brasil que é o Pedra do Reino, também o Cine São José, reformamos o Espaço Cultural, enfim, são muitas ações importantes na área da cultura”, avaliou.

“O Íracles Pires vai dar vida nova ao cenário cultural de Cajazeiras”, acrescentou o governador.
A reinauguração do Teatro contou com a apresentação dos alunos do Programa de Inclusão através da Música e das Artes (Prima) de Cajazeiras, também houve a apresentação de palhaços do grupo La Confusion e a peça teatral Trinca, mas não quebra, de Eliézer Rolim, com direção de Francisco Hernandez.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Lau Siqueira, Cajazeiras é um verdadeiro celeiro de grandes artistas, “então este teatro representa a retomada de um equipamento cultural importantíssimo. O Íracles Pires vai fomentar a produção local e já se coloca em um padrão nacional, podendo receber qualquer espetáculo”, pontuou.

Para o presidente da Associação Cajazeirense de Teatro, Francisco Hernandez, o local está devolvendo a alegria aos artistas da cidade. “Esse teatro foi totalmente reconstruído e hoje está dotado de todos os equipamentos importantes e padrão técnico dos grandes teatros. Valeu a espera, porque o resultado ficou belíssimo e isso vai incentivar a cultura e o fortalecimento dos grupos teatrais”, disse.

Familiares da teatróloga Íracles Pires participaram da solenidade, entre eles, a filha dela, Jane Pires, que falou sobre a emoção de ver o teatro que leva o nome de sua mãe totalmente revitalizado. “Estou muito emocionada, nesta noite especial. Quero agradecer por esta reforma linda, agora este local é uma casa de espetáculo digna de dar continuidade ao trabalho da minha mãe que tanto lutou pela valorização da cultura paraibana”, comentou.

O local passou por serviços preliminares, movimento de terra, demolição, coberta, revestimento, esquadrias, climatização, instalação elétrica, sonorização, cenotecnia, pintura, entre outros. Também foi criado um painel inspirado no cubismo, corrente que se caracteriza pelas formas geométricas e a incorporação de cores vivas.

Foram construídos novos camarins, local para plateia VIP, rampa de acessibilidade, bilheteria, diretoria, sala de técnica, baterias de banheiros, refeitório, cozinha, almoxarifado, depósito, banco em concreto armado, salão de dança, um reservatório elevado e outros ambientes.

Fonte: Coisas de Cajazeiras
Créditos: Coisas de Cajazeiras