Lindbergh Farias EM SEGUNDO

GLEISI ELEITA PRESIDENTE DO PT: "Ser presidenta é grande responsabilidade com companheiras"

Sentado ao lado de Gleisi, Lindbergh Farias parabenizou a colega de Congresso e disse que ela tem a capacidade de unificar a legenda. “Gleisi tem uma característica que a gente elogia muito que é uma postura de enfrentamento. Eu acho que ela tem plenas condições de unificar todo o partido. Gleisi vai ser a presidente de um partido todo. Quem votou em mim se identifica muito com ela também e tem ela em alta conta. Estou aqui pra lhe apoiar e espero de alguma forma ajudar”, afirmou o senador.

Em seu primeiro discurso como presidente do PT, Hoffmann agradeceu ao ex-presidente Rui Falcão e pediu o apoio e unidade da militância

A nova presidenta do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, assumiu sua responsabilidade frente às companheiras e ao partido ao assumir o cargo. Em seu primeiro discurso, neste sábado (3), Hoffmann pediu o apoio, ajuda, e unidade da militância.

“Eu tenho uma grande responsabilidade por ser a primeira mulher a presidir o PT. É uma grande responsabilidade com as companheiras. Eu vou precisar muito da ajuda, do apoio e da unidade de todos vocês”, afirmou.

Hoffmann fez um agradecimento especial ao ex-presidente Rui Falcão, que deixou neste sábado a presidência do partido. “Dirigiu o partido em um dos momentos mais difíceis que nós tivemos. É uma direção guerreira, que nos protegeu, sempre vai ter a nossa gratidão e o nosso carinho”, disse.

A senadora fez um balanço do Congresso, que encerrou na tarde deste sábado. “Encerramos um Congresso lindíssimo, com energia boa, mostrando para o Brasil que o PT tem vitalidade”, diz. “Que as adversidades não deixam parar esse partido, muito pelo contrário. Que temos garra para enfrentar tudo o que está aí, e propor uma coisa boa para o pais”, disse ela.

Lula
Além da sua filha Gabriela, Hoffmann também agradeceu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presidente de honra do PT. “E um agradecimento especial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, todos nós amamos o Lula. Ele sabe da importância que tem para esse partido e para o país”.

Hoffmann afirmou que o partido estará com o ex-presidente, para protegê-lo, ajudá-lo, e estar com ele na caminhada pela Presidência do Brasil.
“Hoje eu dizia aqui quando estávamos apresentando as candidaturas que eu não sei como o senhor com 70 anos de luta passando por tudo o que passou tira forças para enfrentar tudo isso, e faz isso aguerridamente”, disse ela.

“Toda vez que eu estou triste e chateada, eu lembro do senhor e penso que eu não tenho o direito de estar triste e chateada.”

A senadora concluiu o seu discurso relembrando dos presidentes que a precederam, Lula, José Dirceu, que foi aclamado pela militância quando citado, José Genoíno, Luis Gushiken, Olivio Dutra, Tarso Genro, José Berzoini e Zé Eduardo.

Primeira coletiva
Após o anúncio do resultado, a senadora Gleisi concedeu sua primeira coletiva de imprensa como presidenta do PT. Ao lado do senador Lindbergh Farias e de José de Oliveira, a petista falou sobre os rumos do partido e destacou o companheirismo e o caráter democrático das duas outras campanhas. “Gostaria de agradecer, principalmente, ao companheiro Lindbergh pela campanha diferenciada que foi feita. Andamos pelo país juntos e falamos para nossa militância sobre o importante papel de unir o PT e fazer com que o partido tivesse vitalidade e garra para superar os momentos difíceis do país. Considero essa a grande vitória, pois mostra que a militância está ativa, reunimos aqui mais de três mil pessoas”.

Para Gleisi, o resultado equilibrado mostra a força e liderança de Lindbergh. Ela também reforçou que o PT quer todos os partidos e movimentos sociais envolvidos na bandeira das eleições diretas. “Isso é fundamental para sairmos da crise”.

Sentado ao lado de Gleisi, Lindbergh Farias parabenizou a colega de Congresso e disse que ela tem a capacidade de unificar a legenda. “Gleisi tem uma característica que a gente elogia muito que é uma postura de enfrentamento. Eu acho que ela tem plenas condições de unificar todo o partido. Gleisi vai ser a presidente de um partido todo. Quem votou em mim se identifica muito com ela também e tem ela em alta conta. Estou aqui pra lhe apoiar e espero de alguma forma ajudar”, afirmou o senador.

 

Gleisi Hoffmann é eleita a primeira presidenta do PT
O 6º Congresso Nacional do PT entrou para a história do Partido dos Trabalhadores ao eleger a primeira mulher presidenta nacional do PT, neste sábado (3).

A líder do PT no Senado, Gleisi Hoffmann (PT-PR) foi eleita para a presidência do partido com 69% dos votos dos delegados presentes à plenária final do “6º Congresso Nacional do PT – Marisa LetíciaLula da Silva”. O senador Lindbergh Farias foi votado por 31% dos delegados.

Gleisi presidirá o partido pelos próximos dois anos, junto com a nova executiva do PT. “Mostramos para o Brasil que o PT tem diversidade, que nós temos garra para enfrentar tudo que está aí e propor uma coisa para o Brasil”.

Conheça a trajetória da nova presidenta nacional do PT
Filiada ao PT desde 1989, Gleisi Hoffmann iniciou sua trajetória militante no movimento estudantil. Foi dirigente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas em Curitiba e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Gleisi é formada em Direito e tem especialização em Gestão de Organizações Públicas e Administração Financeira. Foi secretária de Estado no Mato Grosso do Sul e secretária de Gestão Pública no município de Londrina (PR).

Também integrou, em 2002, a equipe de transição de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado da então ministra Dilma Rousseff.

No primeiro governo Lula, Gleisi assumiu a Diretoria Financeira da Itaipu Binacional, onde implementou medidas de caráter estruturante na empresa, como o conceito de gestão integrada de todos os sistemas financeiros de Itaipu, a adoção do pregão eletrônico para aquisições, valorizando a economicidade das tarifas.

Durante esse período, Gleisi contribuiu para o desenvolvimento de vários projetos de cunho social, como a Casa Abrigo de Foz do Iguaçu que acolhem mulheres vítimas de violência doméstica e seus dependentes, o programaSaúde na Fronteira e o setor de Responsabilidade Social da empresa.

Entre 2008 e 2009, presidiu o diretório estadual do PT no Paraná e em 2010 foi eleita senadora pelo estado, alcançando a marca de ser a primeira mulher eleita para o Senado no Paraná.

Como senadora, Gleisi sempre colocou os direitos das mulheres entre suas prioridades legislativas.

Das matérias apresentadas por ela, estão a proposta que viabiliza a aposentadoria das donas de casa, a reserva de 50% das vagas nos parlamentos para as mulheres e a que assegura a abertura de processo contra agressores de mulheres, sem necessidade que a vítima preste queixa.

Porém, o projeto mais comentado de Gleisi, aprovado em 2013, é o que extinguiu o pagamento de 14º e 15º salários aos senadores e deputados federais.

Ao longo de 2016, Gleisi presidiu a importante Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. E em fevereiro de 2017 foi eleita por unanimidade pela Bancada do PT para a função de líder dos senadores da legenda na Casa.

Fonte: PT