ENTREVISTA

MASTER NEWS: Adalberto Fulgêncio "Cartaxo pensou na cidade muito mais adiante, desde 2014

"Nós temos uma sobrecarga nas nossas unidades"

adalberto fulgêncioO secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, disse na noite desta terça-feira, 10, que a população brasileira está passando por um processo de envelhecimento e isso gera mais demanda para os serviços públicos de atendimento. Em entrevista ao programa Master News, da TV Master, ele destacou que é importante que haja uma capacidade de financiamento da saúde para poder cuidar dessas pessoas que estão mais velhas, já que é necessário mais cuidados.

Questionado sobre a situação política, Fulgêncio disse que “vivemos um momento muito dificil, eu diria que é o momento mais dificil das últimas décadas e as políticas públicas precisam de recursos que vêm do governo, toda instabilidade reflete nos serviços”, explicou.

Sobre a campanha de vacinação contra o vírus H1N1, ele disse que existe vacina para os grupos prioritários que são, na capital, cerca de 150 mil pessoas. “São pessoas mais frágeis e, quando vacinadas, geram uma rede de proteção para todas as pessoas; neste momento, temos a população de risco imunizada e damos dicas simples para as pessoas, que é lavar as mãos, evitar lugares com grande número de pessoas, caso adoeça é importante procurar um médico e repousar”, disse.

Ainda sobre a saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio admitiu que existe superlotação no Ortotrauma, mas emendou dizendo que são feitas inúmeras cirurgias na unidade, ele disse que a unidade de saúde manté a média de realizar uma cirurgia por hora. “Nós temos uma sobrecarga nas nossas unidades porque o Ortrotauma não deveria receber casos de pequena complexidade, mas as pessoas vão para lá e têm que ser atendidas, o mesmo acontece nas UPAs, que atendem pessoas de várias cidades na região metropolitana e há casos que poderiam ser atendidos e resolvidos em uma unidade de saúde básica”, detalhou.

Ele falou ainda sobre a chegada de vários pacientes do interior do estado e pontuou que “João Pessoa tem muita gente do interior, então os parentes vêm para cá passar alguns dias e aproveitam para fazer consultas e exames, mas não moram aqui, há um número exorbitante de pessoas que têm o cartão do SUS como moradores da cidade e não tem condições”, disse.

Fulgêncio esclareceu ainda que a gestão municipal está modificando a estrutura do Trauminha para atender às demandas apontadas em relatório do Conselho Regional de Medicina, “o Hospital tem uma equipe muito boa, não negamos que haja problemas, estamos fazendo os ajustes com a direção e os profissionais, estamos muito melhor do que estávamos há 30 ou 40 dias, estamo humanizando o atendimento, mudando as cores das paredes para mostrar que é limpo e bem cuidado”, complementou.

O secretário finalizou a entrevista elogiando a gestão de Luciano Cartaxo (PSD) e afirmando que o gestor pensou em seu governo para a posteridade, “Cartaxo pensou na cidade muito mais adiante, desde 2014 que houve corte de gastos com a finalidade de evitar desperdícios, há dois anos já havia economia por parte da prefeitura de João Pessoa e investimento nas pessoas, com valorização na força de trabalho das pessoas”, afirmou.

Ele preferiu não falar sobre a polarização de candidaturas nas eleições de outubro e seguiu citando pontos positivos da gestão municipal em várias áreas, passando pela inauguração de creches, climatização e cuidados nas áreas sociais.
Créditos: Polêmica Paraíba