atenção

FOCO NA HUMANIZAÇÃO: um jeito muito especial de cuidar das  crianças no Hospital Alberto Urquiza Wanderley

Cuidar, proteger e curar. Pai e mãe sabem como é importante ter um hospital preparado para receber crianças. E é por entender esse cuidado que os pais têm com os filhos que o Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa, trata cada criança como a mais importante.

Todos os pequenos pacientes que precisam de atendimento contam com profissionais especializados, espaços ambientados para recebê-los de forma diferenciada, tratamento humanizado e serviços pensados especialmente para melhorar a experiência deles no Hospital.

“As crianças internadas no Alberto Urquiza contam com um atendimento acolhedor e direcionado para suas necessidades. A finalidade é tornar melhor a adaptação desses pacientes ao ambiente hospitalar e, com isso, proporcionar uma recuperação mais rápida”, afirmou a gestora clínica de Serviços Hospitalares da Unimed João Pessoa, Alexandrina Lopes.

Na Paraíba, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley é o único certificado com o selo de Acreditação com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) para instituições que comprovam oferecer um atendimento seguro e de qualidade aos pacientes.

HUMANIZAÇÃO

Algumas iniciativas fazem com que o público infantil se sinta melhor durante toda a internação. Uma delas é o Brinquedo Terapêutico, uma técnica que utiliza o lúdico, para que os profissionais possam realizar os procedimentos necessários na Pediatria e na UTI Pediátrica.

O projeto Paciente Exemplar também contribui para aceitação do tratamento. As crianças são nomeadas príncipes ou princesas do Hospital por tomar a medicação prescrita e se alimentar corretamente. Elas também recebem um diploma por bom comportamento.

Os pequenos pacientes também têm à disposição a Brinquedoteca, uma sala de recreação onde podem brincar; contar e criar histórias e desenhar. O objetivo é melhorar o estado emocional e ajudar na recuperação mais rápida da criança.

O tratamento diferenciado não é só para os pequeninos, as crianças maiores recebem uma atenção especial. No Pronto Atendimento (PA), duas alas estão ambientadas para recebê-las com mais conforto e privacidade: uma exclusiva para maiores de cinco anos e adolescentes.

RECÉM-NASCIDOS
Para os que ainda vão chegar ao mundo, o Hospital é equipado tanto para o parto natural quanto para a cesariana. Um dos diferenciais é que o pai pode acompanhar a mãe e o bebê. Além disso, os laços de carinho e afeto são estreitados ainda na sala de parto, quando o bebê é estimulado a mamar e a ter o contato pele a pele com a mãe.

O alojamento conjunto também ajuda a família a ficar ainda mais entrosada. Os pais recebem orientações sobre o banho, amamentação e os cuidados em casa. Para as mães com bebês nessas unidades, a instituição disponibiliza o Espaço Maternar, um lugar onde elas podem trocar experiências e receber orientação da equipe multiprofissional.

CUIDADO ESPECÍFICO

Em casos especiais, quando a mãe e o bebê necessitam de mais atenção, há a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Já para recém-nascidos que precisam de um cuidado específico, o Hospital tem a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin).

Na UTI Neonatal e na Ucin, duas técnicas de humanização têm contribuído para diminuir o período de internação hospitalar dos recém-nascidos: a Redinha e a Musicoterapia. Esse jeito especial na hora de cuidar da saúde das crianças tem se tornado um diferencial do Hospital Alberto Urquiza Wanderley.

Fonte: Unimed
Créditos: Unimed