Isonomia

FHC afirma não acreditar no impeachment como saída democrática, 'Não é aconselhável o Congresso usar todos os poderes'

O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, concedeu uma entrevista ao jornal Folha de São Paulo em que afirmou nunca ter tido inclinação para apoiar processos de impeachment.

O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, concedeu uma entrevista ao jornal Folha de São Paulo em que afirmou nunca ter tido inclinação para apoiar processos de impeachment. O ex-presidente falou os motivos que o levam a não acreditar no processo como uma boa saída para a democracia e citou um episódio na recente história da redemocratização brasileira em que questionou o possível impedimento de um adversário político.

“Nunca fui muito inclinado a apoiar impeachments e continuo não sendo (…). Não é aconselhável o Congresso usar todos os poderes, porque isso vai resultar em um trauma, sem que a população tome consciência dos verdadeiros problemas”, afirmou o ex-presidente. Em seguida FHC relembrou quando durante o escândalo do mensalão surgiu um movimento que pedia que fosse aberto um processo de impeachment conta o ex-presidente Lula.

“No caso do Lula, eu não queria. Não é que eu não achasse justo, [mas era como se eu dissesse] “olha a consequência”. Você faz um impeachment do primeiro líder sindical que é presidente da República? Vêm as elites e derrubam? Você vê a leitura que vai ser. O custo histórico é muito elevado”, concluiu.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba com informações de O Antagonista