disciplina 'golpe de 2016'

‘Falta sensatez na declaração de Eliza Virgínia sobre professores da UEPB’, diz Marcos Henriques

Sobre o papel desempenhado pela vereadora Elisa, Marcos Henriques destaca que ela assume posições extremamente conservadoras

O vereador Marcos Henriques se disse impressionado com a falta de sensatez da vereadora Elisa Virgínia, que ameaçou processar os professores da Universidade Estadual da Paraíba que estão ministrando cursos de extensão sobre o recente golpe que está em curso no Brasil.

Marcos Henriques também questionou o fato de a vereadora estar preocupada com os professores da UEPB, em vez de estar buscando trabalhar para solucionar os problemas que afetam a cidade de João Pessoa, como se buscasse motivos simplesmente para chamar atenção para si.

Os cursos de extensão são livres e funcionam como instrumento de valorização do pensamento crítico, cabendo aos professores abordar, com liberdade, a realidade a partir de uma linha teórica capaz de suscitar o contraditório. De acordo com o vereador, ‘o que está em jogo neste caso é o princípio da Autonomia Universitária, sem o qual o ensino superior deixa de cumprir o suas funções frente ao papel de produzir e reproduzir o saber, sucumbindo ao obscurantismo’.

Sobre o papel desempenhado pela vereadora Elisa, Marcos Henriques destaca que ela assume posições extremamente conservadoras, como forma de atrair a atenção de um público de extrema direita, que se pauta por valores fundamentalistas e têm a intolerância como principal instrumento de atuação, pois são incapazes de dialogar de forma serena com pontos de vista divergentes.

 

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria