ex-ministros do Meio Ambiente

Ex-ministros pedem a Maia, em carta, ações imediatas sobre a Amazônia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), recebeu uma carta assinada por nove ex-ministros do Meio Ambiente, de governos ligados a diferentes partidos, solicitando ao Congresso a adoção de uma série de medidas emergenciais para o combate ao desmatamento da Amazônia. O documento é assinado pelos ex-ministros José Goldenberg, Rubens Ricupero, Gustavo Krause, Izabela Teixeira, José Sarney Filho, José Carlos Carvalho, Marina Silva, Carlos Minc e Edson Duarte.

A ex-ministra Marina Silva afirmou que uma das sugestões é para que Maia faça uma moratória nos projetos ambientais que estão tramitando na Casa.

Ela pede também que seja criada uma comissão especial sobre o tema, para convocar rapidamente audiências públicas. “Para que a gente recupere a governança ambiental”, afirmou.

O texto assinado pelos ex-ministros também denuncia o que chamam de desmonte de órgãos ligados à proteção ambiental. “Esses fatos, senhor Presidente, exigem de nossas instituições respostas à altura. O Parlamento brasileiro tem o dever histórico de atuar como moderador e oferecer um canal de diálogo com a sociedade, única forma de reverter essa assustadora realidade”, escreveram.

Os ex-ministros querem ainda a recomposição do orçamento do Ministério do Meio Ambiente e a retomada de políticas públicas na área.

“Queremos com essa comissão que Maia leve de forma republicana para o presidente da República uma proposta para que o Brasil recupere sua credibilidade”, afirmou Marina.

Fonte: Metrópoles
Créditos: Metrópoles