Sucessor de Carmen Lúcia

Ex-advogado do PT e assessor do governo Lula, Dias Toffoli assume hoje presidência do STF

Toffoli atuou como assessor na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) e na liderança do PT na Câmara. Com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, foi nomeado subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, onde trabalhou com o então ministro José Dirceu. Posteriormente, assumiu a AGU (Advocacia Geral da União).

O ministro José Antonio Dias Toffoli, 50 anos, tomará posse nesta 5ª feira como presidente  do STF (Supremo Tribunal Federal) tornando-se o mais novo integrante da Corte a ocupar o posto. Entre as suas prioridades, Toffoli elegeu a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) para tentar acabar com os sistemas analógicos no Judiciário.

No STF desde 2009, Toffoli tem tentado se desvencilhar durante os últimos anos da pecha de ministro que chegou à Corte graças às suas ligações com integrantes do PT (Partido dos Trabalhadores).

Formado em 1990 na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Toffoli atuou como assessor na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) e na liderança do PT na Câmara. Com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, foi nomeado subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, onde trabalhou com o então ministro José Dirceu. Posteriormente, assumiu a AGU (Advocacia Geral da União).

Depois da morte do então ministro do STF Carlos Alberto Menezes Direito, Lula indicou Toffoli para integrar a Corte. Nesta 5ª feira, Toffoli tomará posse como presidente do Supremo em substituição a Cármen Lúcia, que comandou o tribunal nos últimos 2 anos.

Fonte: Poder 360
Créditos: Poder 360