oportunidades

Espaço Extremotec já está disponível para as 65 empresas filiadas no Polo Tecnológico

O prefeito Luciano Cartaxo, junto ao secretário de Ciência e Tecnologia do Município, o  vereador licenciado Durval Ferreira, entregou na tarde desta quinta-feira (19), o Espaço Extremotec, um novo espaço com o objetivo de fortalecer o  ecossistema tecnológico da Capital. Na ocasião também foi apresentado o projeto Banco de Oportunidade e a nova sede da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec). O novo espaço fica localizado na Rua Diógenes Chianca, 955, no bairro de Água Fria.

O Espaço é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secitec, e do Polo Tecnológico Extremo Oriental das Américas (Extremotec). A estrutura pode ser utilizada por empresas filiadas ao Extremotec. A nova sede da Secitec funciona no mesmo prédio desenvolvendo projeto como o Banco de Oportunidades, o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) e os Ciclo de Cursos EAD que já formaram mais de 3700 alunos.

“Nossa gestão tem feito um grande esforço para ampliar e fortalecer o setor tecnológico de nossa Capital e esse é mais um passo importante nesse sentido. A gestão municipal atua hoje em todos os pontos desta cadeia, desde a qualificação até o incentivo às empresas”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O Polo de Tecnologia já possui 65 empresas filiadas que poderão usufruir do ambiente. O Espaço Extremotec possui 10.170 m² de área, com ambientes para coworking, sala de reuniões, auditório, relaxamento e estrutura para eventos de grande porte ao ar livre para feiras e eventos de tecnologia promovidos por entidades filiadas.

Inicialmente, o Extremotec surgiu de fato com a resolução da alíquota do ISS de 5% para 2%, atraindo novas empresas do setor de Tecnologia da Informação para a capital paraibana. “O Extremotec é muito maior do a redução deste imposto mas sem a iniciativo do prefeito Luciano Cartaxo, não conseguiríamos reunir uma Comissão Gestora, da qual fui presidente, para que de fato o Polo chegasse onde está. Esse Espaço é só início de uma trajetória de muita vitória”, comemora Durval Ferreira.

Para Laércio Alexandrino, vice-diretor do Extremotec, o Espaço é a manifestação física do Polo Tecnológico. “Depois de muito tempo de discussões, finalmente hoje temos essa manifestação física de que o Extremotec Existe. Estas iniciativas com o intuito de igualar as condições de competição das empresas de João Pessoa com outras situadas em Polos Tecnológicos do país. Fico satisfeito de ver quando a economia da cidade cresce ancorada em iniciativas de Ciência e Tecnologia”, declara o gestor.

Banco de Oportunidades – O evento ainda foi momento para a apresentação da plataforma do Banco de Oportunidades. Trata-se de um espaço online que promove o contato entre as empresas do Extremotec e os alunos que concluíram cursos na área de tecnologia oferecidos pela Secitec. “As empresas se inscrevem e com isso passam a ter acesso às informações, podendo encontrar profissionais com o seu perfil. Com isso, estamos qualificando as pessoas e fazendo a ponte para que cheguem ao mercado de trabalho”, explicou o secretário Durval Ferreira. A plataforma está disponível no endereço bancodeoportunidades.online .

Estiveram presentes na solenidade o vereador Thiago Lucena, responsável pelo projeto autorizativo que viabilizou a implantação do Extremotec, e o vice-diretor do Polo, Laércio Alexandre. Também participaram representantes de diversas empresas de tecnologia da Capital, do Sebrae-PB e do IFPB.

Fonte: Assessoria
Créditos: Samara Sousa