PARATIBE

Escola de João Pessoa tem projeto pedagógico voltado para remanescentes de quilombo

Escola Antônia do Socorro da Silva Machado oferece ensino de educação infantil, fundamental I e II e EJA

alunos joão pessoaOs alunos da escola municipal Antônia do Socorro da Silva Machado têm a chance de aprender com a própria história. Localizada em uma comunidade remanescente de quilombo, no bairro de Paratibe, a unidade educacional está adaptando todo o seu projeto pedagógico à revalorização da cultura afrodescendente.

A unidade conta com 1,5 mil alunos, e é formada predominantemente por afrodescendentes, que chegam a ocupar 60% das vagas. Estes alunos moram no próprio Quilombo Paratibe. Um estudo realizado pelo Incra da Paraíba aponta que a comunidade possui mais de 200 anos, e foi formada ainda antes da promulgação da Lei Áurea, sancionada em 13 de maio de 1888. Mais de130 famílias moram hoje no Quilombo Paratibe.

Para oferecer um conteúdo pedagógico voltado à herança cultural africana, o corpo de educadores (professores, técnicos e gestores) está fazendo um curso de extensão. Dentre outras matérias, aprendem sobre a história da África e elementos da cultura quilombola. O curso é uma parceria entre a Secretária de Educação de João Pessoa e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus Guarabira.

“A política educacional da gestão tem como princípio fundamental integrar as escolas às comunidades. Estamos seguindo este princípio no Quilombo Paratibe, resgatando valores sociais e culturais da população que vive neste local histórico”, explica a secretária de educação, Edilma Ferreira.

Novo padrão – A Escola Antônia do Socorro da Silva Machado oferece ensino de educação infantil, fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Prestes a passar por um processo completo de requalificação, a exemplo do que está ocorrendo em toda a rede municipal – dentro da política de novo padrão na educação de João Pessoa -, a unidade localizada no Quilombo Paratibe conta hoje com uma estrutura completa, com biblioteca, sala de vídeo, sala de informática e ginásio esportivo coberto, dentre outros espaços para os alunos e funcionários.

Fonte: Secom-JP