dê sua opinião

ENQUETE: Você é a favor da criação de um exame de certificação para que médicos formados no Brasil possam exercer a profissão como acontece com advogados?

Os médicos precisam fazer prova para avaliar sua qualificação profissional assim como os advogados fazem?

O futuro ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM) causou polêmica e desagradou até o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ao sugerir que médicos formados no Brasil passem por exames periódicos para comprovar a qualidade do trabalho desempenhado no atendimento dos pacientes.

Em entrevista ao jornal O Globo, na edição deste domingo, 25, Mandetta afirmou que “no mundo inteiro”, depois do término da escola, o médico volta em cinco anos para uma recertificação. “No Brasil, não existe nada. Vale o seguinte: “Toma o diploma e vá ao mundo”, declarou.

Ainda neste domingo, Bolsonaro posicionou-se contra a medida defendida pelo futuro ministro ao Revalida –exame que médicos (brasileiros ou estrangeiros) formados fora do Brasil precisam fazer para validação do diploma e, assim, exercer a medicina no país.

“Sou contra revalida para médicos brasileiros. [Mandetta] está sugerindo o revalida com certa periodicidade, mas eu sou contra porque vai desaguar na mesma situação que acontece com a OAB [Ordem dos Advogados do Brasil]”, declarou o presidente eleito após participar de um evento na escola de Educação Física do Exército, no Rio.

O exame da OAB é uma avaliação à qual os bacharéis em direito precisam se submeter para exercerem legalmente a advocacia no Brasil.

Procurado pelo Estado de S. Paulo, Mandetta voltou a defender avaliações periódicas ou exigência de participação em cursos ao longo da carreira para monitorar “como os profissionais estão se desenvolvendo, como estão se especializando”. Segundo Mandetta, o Legislativo deve estabelecer um marco regulatório para a questão. O deputado negou, no entanto, que defenda proposta de certificação nos moldes do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

“Concordo com o presidente, se fosse para fazer uma prova de admissão nos moldes da OAB como condicionante para exercer profissão seria absurdo, porque olha quantos anos leva para formar um médico. Mas, para garantir que a sociedade vai ter profissional legal, terá que haver uma modernização na fórmula”.

O Polêmica Paraíba quer saber o que você acha da situação. Os médicos precisam fazer prova para avaliar sua qualificação profissional assim como os advogados fazem?

 

Você é a favor da criação de um exame de certificação para médicos formados ?

A favor!

Contra !

Created with QuizMaker


O site esclarece que a enquete não tem valor de pesquisa.

Fonte: Polêmica Paraíba com O Globo e Estadão
Créditos: Polêmica Paraíba com O Globo e Estadão