eleições 2020

Com menbros do GTE nacional PT se reuniu e aprovou construção da candidatura própria para João Pessoa

O objetivo é iniciar as discussões já no próximo sábado (7), a partir do planejamento estratégico para as eleições 2020

A executiva municipal aprovou a orientação da direção nacional e planeja atividades em torno do debate sobre a construção da candidatura própria

Os deputados Federais José Nobre Guimarães (PT/CE) e Paulo Teixeira (PT/SP), representantes do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) discutiram as estratégias adotadas para o período de eleições municipais com as executivas dos diretórios do PT da Paraíba (PT/PB) e municipal de João Pessoa, no último sábado (29), durante reunião na capital.

O encontro reforçou a principal orientação da direção nacional do PT para as eleições de 2020: consolidação de candidaturas próprias do Partido para prefeituras das maiores cidades do Brasil, na disputa eleitoral. Defendida por Lula e pelo GTE Nacional da sigla, a recomendação deve ser reforçada e amplamente debatida nas capitais estaduais. Outra medida defendida pelo Partido é o diálogo com partidos políticos do campo democrático e popular.

A executiva municipal aprovou a orientação da direção nacional e planeja atividades em torno do debate sobre a construção da candidatura própria. O objetivo é iniciar as discussões já no próximo sábado (7), a partir do planejamento estratégico para as eleições 2020.

A decisão final sobre a candidatura será do diretório de João Pessoa, presidido pela companheira Giucélia Figueiredo. Para ela, é necessário selecionar aliados que defendam a democracia, preparados para pensar e construir uma cidade melhor.

“Precisamos instrumentalizar o nosso partido para junto com o campo democrático e popular construirmos uma chapa majoritária que represente um programa democrático para a cidade de João Pessoa, com propostas de governo que apontem para uma cidade mais humana, sustentável, transparente e participativa”, disse Giucélia.

Para o presidente estadual do Partido, Jackson Macêdo, o PT está preparado para a eleição 2020. De acordo com ele a ideia do Partido é reforçar as chapas municipais proporcionais para ampliar o número de vereadores e buscar avaliar as recomendações nacionais sobre a disputa pela prefeitura.

“A presença do GTE foi pra construir uma estratégia que é nacional. O PT tem que chegar forte nas eleições desse ano em toda a Paraíba e de um modo muito especial em João Pessoa e por isso tem que disputar onde puder disputar”, avaliou o presidente estadual. “Então fortalecer a chapa proporcional e se possível disputar a prefeitura é uma estratégia muito bem aceita pela direção nacional, até porque essa é uma proposta criada por Lula e defendida em todo o país; logicamente isso será construído junto ao diretório municipal do PT na capital”, disse.

Além dos representantes nacionais do GTE, do presidente estadual do PT/PB e da presidenta do PT de João Pessoa a reunião contou ainda com a participação do deputado federal Frei Anastácio, do deputado estadual Anísio Maia e do vereador Marcos Henriques, além do secretário de Estado para Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Luiz Couto e representantes de diretórios municipais.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria