integração

EM MADRI: Lula se reúne com premiê da Espanha, Pedro Sánchez, no Palácio da Moncloa

Encontro ocorre 2 dias após o ex-presidente brasileiro ser recebido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu. Lula também discursou no Parlamento Europeu

O ex-presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva se reuniu nesta sexta-feira (19) com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, chefe do governo espanhol, no Palácio da Moncloa, em Madri.

O encontro ocorre dois dias após Lula se encontrar com o presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu, em Paris.

Na ocasião, o presidente francês afirmou que conversou com Lula sobre como “o Brasil se apartou do sistema multilateral e de grandes acordos internacionais”.

Na França, Lula também recebeu um prêmio de uma revista especializada em política internacional.

Nesta sexta, Sánchez publicou fotos do encontro em uma rede social e escreveu que “Espanha e Brasil compartilham fortes laços estruturais e permanentes em diferentes áreas”.

“Hoje, encontrei-me com seu ex-presidente, Lula, para tratar de vários assuntos de interesse comum, como a situação da pandemia, as mudanças climáticas ou a recuperação econômica”.

A assessoria de imprensa de Lula afirmou que eles conversaram sobre “o papel que Espanha e Brasil podem ter para a consolidação do desenvolvimento na América Latina, com governos solidários e democráticos”.

Disse também que Lula e Sánchez conversaram sobre a integração europeia e da América Latina, programa sociais, os riscos para a democracia e a importância de se contrapor com governos democráticos.

Lula discursa no Parlamento Europeu

O ex-presidente brasileiro está em viagem pela Europa e já passou por Bélgica e Alemanha, onde se encontrou com o futuro chanceler e atual e ministro das Finanças do país, Olaf Scholz.

Na Bélgica, Lula discursou no Parlamento Europeu em Bruxelas, durante uma conferência sobre a América Latina promovida por congressistas do bloco social democrata, de centro-esquerda.

O ex-presidente brasileiro afirmou que a preservação do meio ambiente, um dos temas mais debatidos pela comunidade internacional atualmente, passa pela redução da desigualdade econômica.

“A luta pela preservação do meio ambiente para mim é indissociável da luta contra a pobreza e por um mundo menos desigual e mais justo”, disse.

Lula também afirmou que as forças políticas progressistas de todo o mundo devem se unir para derrotar a extrema direita. “O mundo precisa de democracia, de paz e não de guerra, precisa de livros e não de armas”.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1461663257865994249

https://twitter.com/LulaOficial/status/1461624253112016896

Fonte: G1
Créditos: G1