'sem necessidade de crise'

'EM DEFESA DA DEMOCRACIA NO PSB': Tibério e Leo assinam carta reclamando de interferência da Executiva Nacional na Paraíba

O desfecho dado pela direção nacional do Partido Socialista Brasileiro ao tumultuado e mal explicado processo de dissolução do Diretório Estadual da Paraíba foi o pior possível. A nomeação de uma comissão provisória, onde a maioria dos integrantes sequer foi consultada, é a demonstração inequívoca de que houve efetivamente uma intervenção promovida pela direção nacional do partido.

Pelo tamanho que tem a liderança do ex-governador Ricardo Coutinho, cujo legado político inclusive lhe credenciaria para ser presidente nacional do PSB, não havia a necessidade de ascender à presidência estadual na condição de interventor. Bastaria que, ao invés de agir nos bastidores, as pessoas que incentivaram a dissolução do diretório estadual pudessem garantir o exercício do debate e o respeito à democracia interna, sem a necessidade de uma crise exposta publicamente.

Num cenário onde as forças conservadoras se alvoroçam, a unidade do campo progressista deveria balizar a conduta dos agentes políticos. O gesto de desrespeito aos dispositivos estatutários e aos valores democráticos maculou a história deste projeto e empurra pra longe o direito à livre opinião e ao exercício da autonomia.

Reafirmamos o nosso compromisso com os valores democráticos; reafirmamos a liderança do companheiro João Azevêdo e do governo que ele conduz; reafirmamos a necessidade de unidade do campo progressista num cenário de escalada do discurso conservador; e afirmamos, sem medo de errar, que se tais práticas antidemocráticas não forem revistas, a nossa permanência no partido ficará insustentável e o PSB poderá perder importantes lideranças.

Tibério Limeira
Léo Bezerra
Vereadores – PSB

João Pessoa, 10 de setembro de 2019

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria