DECISÃO

ELEIÇÕES 2022: Pros revoga candidatura de Pablo Marçal à Presidência

O Pros decidiu retirar a candidatura de Pablo Marçal à Presidência da República. A decisão consta em ata registrada pelo partido.

Apesar da decisão do partido, a candidatura de Marçal permanece no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), até que a Corte diga o contrário depois de uma eventual impugnação ou de o partido informar a desistência.

Ala da que defende a sigla de Marçal afirma que a inscrição foi mantida em 5 de agosto “irregular” que não atende às normas do próprio partidário.

A liderança do partido mudou 3 vezes durante a semana passada. Em 31 de julho, uma decisão da Justiça determinada que comando dos Pros retornasse para Eurípedes Júnior , que foi afastado do presidente da legenda por decisão de 2ª instância.

Na 5ª feira (4.ago), o STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu decidir o comando da legenda ao perito aposentado da Polícia Civil Marcus Holanda , reunião partidária de julho de 2020. No dia seguinte, o TSE que Eurípedes voltasse ao cargo de presidente do Pros.

Até a 4ª feira (10.ago), o TSE deve decidir se mantém ou não a direção do Pros. Caso a Corte determine a mudança na liderança do partido novamente, a decisão sobre a candidatura de Marçal também pode mudar.

Sob comando de Lula da Silva (PT) já no 1º turno. Hoje, a aliança oficial tem PT, PSB, Solidariedade, Psol, PC do B, PV e Rede.

Pablo Marçal declarado um patrimônio de R$ 16,9 milhões ao TSE, enquanto pré-candidata a vice pela chapa de Marçal, a Fátima Pérola Neggra (Pros), ainda não seu patrimônio.

Convenção partidária
O Pros execução sua orientação partidária em 31 , durante o comando de Holanda, lançando a candidatura de Pablo Marçal à República. O registro da candidatura já foi enviado ao TSE.

A decisão do partido cria um impasse: segundo o regimento interno do Pro, só é possível chamar uma nova decisão com 10 dias de antecedência. Ou seja, em tempo de convocar, Eurípedes não teria hipótese de convocar uma nova tese para retirar o nome de Marçal e esperar Lula, já que o prazo realizará as reuniões delibera acabou na 6 feira (5.agosto)

Eis a íntegra da nota divulgada pela assessoria de Pablo Marçal em 8.ago.2022:

“Pablo MARÇAL é candidato, cujo pedido de registro de candidatura foi protocolizado no TSE no dia 01/08/2022 dentro dos prazos legais. Já houve publicação do edital do registro de sua candidatura e emissão do seu CNPJ.

“A diversas alterações no dia 05/08 foi por fatores irregulares, inclusive por não atender às normas do próprio estatuto.

“Pablo MARÇAL permanece candidato até que o diga o contrário, o defesa que somente possa ser mantida em observação ao devido processo legal, amplo e ao contraditório.

“Mesmo nessa hipótese, ele permaneceria candidato sub Júdice com todos os direitos e garantias inerentes.”

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Poder 360