celeridade

EIXO NORTE: Deputada Edna Henrique apresenta pleitos para desenvolvimento de municípios paraibanos em reunião com ministro

A deputada federal Edna Henrique (PSDB-PB) participou de uma reunião extremamente produtiva em Brasília, nesta terça-feira (19) com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Rigodanzo, para solicitar agilidade no processo de pagamentos de convênios aos municípios de Brejo dos Santos, Cabedelo, Camalaú, Campina Grande, Riacho de Santo Antônio, Salgadinho, Salgado de São Félix e Santa Luzia.

Na ocasião, a parlamentar salientou que esses municípios dependem quase que exclusivamente do FPM, receita, esta, insuficiente para programar uma politica de investimentos.

“A visita ao Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique e sua equipe foi muito produtiva. Levamos pleitos da nossa querida Paraíba, como a inclusão dos municípios nos programas hídricos, de habitação, também a liberação de recursos de convênios e a aceleração das obras da transposição do Rio São Francisco Eixo Norte, entre outras propostas para o desenvolvimento do nosso estado. Desde já nosso agradecimento ao ministro pela acolhida e receptividade de toda equipe”.

Celeridade na conclusão do Eixo Norte da Transposição

Ainda na reunião, a deputada solicitou celeridade na conclusão da obra do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco que já contabiliza sete anos de atraso em sua entrega. Edna Henrique informou que na previsão inicial, o sertão paraibano deveria estar recebendo a água desde o ano de 2012.

“O Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco vai beneficiar diretamente a população dos municípios paraibanos de Monte Horebe, São José de Piranhas e Cajazeiras, no Sertão que clamam pela urgência na conclusão dessa importante obra. Essas cidades serão contempladas com a água que vai sair do reservatório Boi II, em Brejo Santo (CE), até o reservatório Engenheiro Ávidos em Cajazeiras”, pontuou a deputada.

 Inclusão de municípios no “Programa Água para Todos”

Finalizando a reunião, Edna Henrique também solicitou a inclusão dos municípios de Brejo dos Santos, Cabedelo, Camalaú, Cruz do Espírito Santo, Monteiro, Riacho de Santo Antônio, Salgadinho, Salgado de São Félix, Santa Luzia, São João do Cariri, Serra Branca, Sousa e Zabelê no “Programa Água para Todos”.

Ela destacou que os problemas de abastecimento de água nestes municípios prejudicam a população e o desenvolvimento local. “Essas cidades enfrentam uma situação gravíssima de falta d’água para o consumo humano, devido à seca que se arrasta desde 2012, fator que já provocou uma perda significativa na economia, haja vista suas principais atividades econômicas ser a agricultura e pecuária, o que promove a geração de emprego e renda”, salientou Edna.

Todos os pleitos foram protocolados através de ofícios e a deputada classificou a reunião como bastante proveitosa e reiterou que continuará fiscalizando, colocando-se sempre à disposição na cobrança por melhorias para os municípios paraibanos.

“A visita ao Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique e sua equipe foi muito produtiva. Levamos pleitos da nossa querida Paraíba, como a inclusão dos municípios nos programas hídricos, de habitação, também a liberação de recursos de convênios e a aceleração das obras da transposição do Rio São Francisco Eixo Norte, entre outras propostas para o desenvolvimento do nosso estado. Desde já nosso agradecimento ao ministro pela acolhida e receptividade de toda equipe”, finalizou.

Fonte: Portal do Litoral
Créditos: Portal do Litoral