“mineração social”

Eduardo Bolsonaro divulga 'pesquisa' fake que diz que popularidade do pai está crescendo

Levantamento, que teria sido feito por blogueiro bolsonarista, usou metodologia chamada "mineração social" que aponta que "a popularidade do presidente Bolsonaro continua crescente e atinge 57%"

Prestes a ser sabatinado pelo Senado para ocupar a vaga de embaixador do Brasil em Washington, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) divulgou em sua página no Instagram uma “pesquisa” feita por um blogueiro bolsonarista com uma metodologia chamada “mineração social” que aponta que “a popularidade do presidente Bolsonaro continua crescente e atinge 57%”.

 “Popularidade de Jair Bolsonaro segue alta. Esse é o sentimento que tenho nas ruas também”, escreveu Eduardo na publicação.

https://www.instagram.com/p/B1CLm7YFAdI/?utm_source=ig_embed

A pesquisa – que contraria os dados divulgados recentemente, que apontam queda da popularidade, que se encontra em torno de 35% – usa, segundo o próprio site uma “técnica digital inovadora chaamada de social mining, ou mineração social, que é equivalente a uma pesquisa de opinião tradicional, mas realizada em ambientes digitais”.

O site, no entanto, não revela quem teria feito a pesquisa e nem como o levantamento teria sido realizado, citando números à esmo.

Chamado Crítica Nacional, o site é editado pelo blogueiro Paulo de Oliveira Eneas, que nas redes sociais ostenta fotos ao lado de Bolsonaro. Paulo Éneas também discursou na Avenida Paulista no ato de apoio a Bolsonaro em maio passado, dizendo que o presidente é a “maior liderança política da história do Brasil” (assista).

Fonte: Revista Fórum
Créditos: Redação Revista Fórum