Entrevista

'É preciso esperar o governador arrumar a casa', diz Luciano Cartaxo sobre ausência de diálogo com João Azevedo

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), afirmou nesta segunda-feira (06), que está aberto ao diálogo com o governador João Azevedo (PSB), mas ressaltou que é preciso dar tempo para o Governo do Estado “arrumar a casa”. O gestor fez referência à crise ocasionada pelas suspeitas levantadas no âmbito da Operação Calvário.

“Eu sempre fui aberto ao diálogo e ao entendimento, sempre soube separar o que é disputa do interesse do paraibano. Desde que eu assumi a prefeitura que eu procuro novos parceiros para ajudar a população. Em relação à atual gestão, a gente tem que dá oportunidade do governador arrumar a casa”, avisou.

O gestor também fez comentários diretos sobre a Operação Calvário, e repetiu que as investigações são ‘casos de polícia e não de política’.

“Vamos deixar o GAECO trabalhar, cada um com sua responsabilidade, cada um cumpre com seu papel.  Então acho que é um processo natural, que os órgãos possam cumprir com seu papel e é isso que está acontecendo na Paraíba. (…) Eu não vou misturar polícia com política. Cabe às instituições cumprirem com sua responsabilidade e tenho que focar meu trabalho na gestão”, ressaltou o prefeito.

Eleições municipais de 2020

Cartaxo evitou comentar sobre a sucessão administrativa na Prefeitura Municipal de João Pessoa. “Existe uma certa ansiedade no meio jornalístico, mas é importante focar nos investimentos que estamos focando em nossa Capital. O PV vai tratar desse assunto no início do ano que vem. Vamos ter a obrigação de se debruçar no processo eleitoral e a gente vai fazer esse diálogo. Até lá muito foco”, enfatizou.

Crise econômica

Luciano Cartaxo revelou que a crise econômica está se refletindo na busca mais intensa dos serviços públicos da Capital, o que está exigindo mais investimentos por parte da Prefeitura.

“Se você perguntar a quantidade de pessoas que estão buscando os serviços públicos, é cada vez maior. Nossa rede de UPAS hoje você tem uma demanda muito grande, de pessoas que tinham plano de saúde e estão buscando amparo nos serviços públicos. A gente percebe que a demanda está cada vez maior”, explicou.

O prefeito comentou o fato de ter evitado recentemente dar declarações no âmbito político partidário. “Mesmo nessa tentação da política, tenho orientado meus secretários a ter foco, todos reunidos pra gente tá avaliando permanentemente nosso calendário, a entrega de obras, pra gente manter responsabilidade com a cidade. A gente tem nossa obrigação de cuidar do presente e cuidar do futuro.

Comerciantes

O prefeito também colocou a crise econômica como a principal causadora da presença de comerciantes nas ruas da Capital, mas alegou que a administração municipal está dialogando com esses comerciantes.

“Esse é um cenário muito complicado. A Prefeitura de João Pessoa tem dialogado nesse sentido. Tomamos uma decisão recente agora (…), e diante desse cenário tivemos uma percepção muito interessante. Percebemos que havia um grupo de pessoas que vendiam frutas e verduras. Eles estavam sendo contratados por um fornecedor, que pagavam 20 reais para vender frutas e verduras. Tomamos uma iniciativa nesse caso específico porque não existia o CPF, era um CNPJ, com um trabalho semi-escravo, e as pessoas estavam na rua ocupando indevidamente as calçadas. E resolvemos isso sem violência”, reforçou.

Parque Sanhauá

Luciano Cartaxo revelou que pretende entregar o Parque Sanhauá, que está sendo construído pela Prefeitura, até o mês de dezembro “João Pessoa está tendo essa característica nova, então a gente tem um patrimônio histórico cultural que precisa ser valorizado. A nossa gestão vem desde 2013 tomado medidas do nosso centro histórico, que estamos transformando nosso centro histórico em um centro muito competitivo”, destacou.

O prefeito voltou a defender a retirada, com diálogo, de moradores que vivem na Villa Nassau, próximo ao bairro do Varadouro. “As pessoas vão sair de uma situação de muita qualidade para uma situação de muita qualidade de vida. Estamos retirando de uma área invadida também comerciantes que têm algumas oficinas. Já achamos o local, eles vão ter a oportunidade de trabalhar em outra área da cidade. A cidade vai ganhar um belíssimo parque”, disse.

As declarações de Luciano Cartaxo foram veiculadas durante entrevista ao vivo ao programa ‘Frente a Frente’, da TV Arapuan.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba