Mudanças

'Distritão é um assunto bastante polêmico', dispara Gervásio Maia

A Câmara deu o primeiro passo para alterar a forma de eleição de deputados federais e estaduais em 2018

Na madrugada desta quinta-feira (10), a Câmara deu o primeiro passo para alterar a forma de eleição de deputados federais e estaduais em 2018. Por 17 votos a 15, e duas abstenções, os parlamentares da comissão especial da PEC 77/2003, que trata da Reforma Política, aprovaram uma emenda popularmente chamada de “distritão”, que estabelece que só deverão ser eleitos para os cargos os deputados que forem os mais votados.

Atualmente, há um sistema proporcional no qual os escolhidos mesclam os votos dados em seus nomes com os recebidos pelos seus partidos ou coligação. Assim, só ocupa o cargo quem atingiu esse coeficiente eleitoral.

Para o  presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia (PSB), a emenda é um assunto bastante polêmico: “De um lado você tem a sobrevivência dos partidos pequenos, do outro lado você tem o anseio popular, quem tem mais votos deveria entrar. Aqui na Assembleia, tem deputado com 15 mil votos e tem deputado com 20 mil votos, que não entrou, então realmente é um assunto bastante polêmico. É uma coisa que tem que ser muito pensada”

 

 

Fonte: Polêmica Paraíba