MINGUOU

Diretório do PSB se reúne nessa quarta e expectativa é que João Azevedo desista de concorrer à prefeitura

O secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, João Azevedo (PSB), desistiu de disputar a prefeitura de João Pessoa, dizem, em off, lideranças socialistas. Informações de bastidores revelam que a dificuldade de decolar nas pesquisas e o período de campanha mais curto teriam desestimulado o gestor escolhido pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) para tentar impedir a reeleição de Luciano Cartaxo (PSD). Uma reunião será realizada pelo diretório municipal do partido, na próxima quarta-feira (27), para oficializar a saída. Ainda não há um nome de consenso na sigla para encarar a disputa, apesar de a deputada Estela Bezerra ser a opção mais forte.

Secretário João Azevedo. Foto: Francisco França

De acordo com informações de bastidores, as pesquisas internas realizadas pelo partido sinalizaram para a dificuldade de a postulação de Azevedo decolar. A nova legislação eleitoral, que reduziu o tempo de campanha, também surgiu como complicativo para retirar uma postulação do zero e torná-la competitiva. Antes, os candidatos tinham 90 dias para fazer campanha de rua e 45 dias para os guias eleitorais e rádio e TV. Agora, o período de campanha foi reduzido para 45 dias e o guia eleitoral será restrito a 35 dias. Ou seja, os nomes menos conhecidos terão muita dificuldade de prosperar.

As especulações ganharam força também por causa de episódios colocados na conta de indicativos da desistência. O postulante não atualiza suas páginas nas redes sociais desde o dia 16 deste mês. Além disso, diferente do que seria natural, não participou de nenhuma forma da comemoração pelo aniversário do maior bairro da capital, Mangabeira, ocorrido no último sábado (23). Dirigentes de siglas como o PPS, por exemplo, não fecharam questão em relação ao apoio ao socialista. Nesse contexto, postulações como a de Manoel Júnior (PMDB) começam a ganhar força.

Os nomes mais prováveis para assumir a missão é o da deputada estadual Estela Bezerra, porém, a parlamentar não tem demonstrado interesse. “Ela está se sentindo bem na Assembleia”, disse um aliado. A socialista foi a candidata do PSB na disputa da prefeitura em 2012 e ganhou know-how. Tem um nome mais conhecido que o de Azevedo. Além dela, surgem como possibilidade os nomes do deputado estadual Gervásio Maia (PSB) e a secretária de Desenvolvimento Humano, Cida Ramos.

Fonte: Blog do Suetoni