ENCONTRO

Deputada Carla Zambelli teria apresentado o hacker da Vaza Jato à campanha de Bolsonaro

A deputada federal Carla Zambelli teria apresentado à campanha de Jair Bolsonaro (PL) o hacker Walter Delgatti, responsável pelo envio de mensagens de procuradores que deu origem à série de reportagens conhecida como Vaza Jato. A informação é das jornalistas Natuza Nery e Andréia Sadi, da GloboNews.

Zambelli confirmou o encontro com Delgatti e negou que o hacker tenha se reunido Bolsonaro. A assessoria do ex-capitão também declarou que não houve um encontro.

O nome de Walter Delgatti tornou-se conhecido no noticiário político após ele invadir células de autoridades, atingindo o ex-juiz Sérgio Moro e procuradores que atuaram na força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

As conversas divulgadas a partir da interceptação dos aparelhos expuseram a proximidade entre procuradores e Moro. Os diálogos tiveram papel importante nas decisões judiciais que reconheceram a suspeição do ex-magistrado em processos contra Lula.

Em maio, a Polícia Federal concluiu que os hackers não foram pagos e agiram sozinhos. Com base nesse entendimento, o Ministério Público Federal pediu à Justiça o arquivamento da investigação.

O inquérito aberto no âmbito da Operação Spoofing, surgiram meses depois de 2019 da divulgação das primeiras reportagens, pelo site The Intercept Brasil.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Carta Capital