Amuado?

Depois do clima de Curitiba, Lula reclama da programação da TV aberta

Depois de reclamar do clima chuvoso de Curitiba, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, detido desde o dia 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal na capital do Paraná, anda reclamando da programação da TV aberta, a única que pode acompanhar na sala onde está preso.

Depois de reclamar do clima chuvoso de Curitiba, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, detido desde o dia 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal na capital do Paraná, anda reclamando da programação da TV aberta, a única que pode acompanhar na sala onde está preso.

A informação é da colunista Mônica Bergamo, publicada na Folha de S.Paulo nesta quinta-feira (3). Segundo a coluna, o petista se queixou do excesso de programas religiosos que ocupam boa parte da grade das emissoras de TV abertas. Ainda de acordo com a jornalista, o ex-presidente se recusa a assistir aos telejornais.

Essa não é a primeira reclamação feita por Lula ao seu período de detenção em Curitiba. Pouco mais de dez dias após sua prisão, se queixou por não poder conseguir aproveitar direito o banho de sol diário a que tem direito – são duas horas por dia. Nos primeiros dias, o petista evitou sair da cela, mas depois reclamou das chuvas, que impediram a atividade.

“Mas só chove”
Até o dia 17, quando recebeu a visita de integrantes da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Lula havia dito que só tinha conseguido aproveitar três dias de sol. “De que adianta banho de sol se só chove aqui! Deveria ser banho de chuva”, reclamou aos senadores em um momento de descontração.

Os senadores que visitaram Lula reclamaram da condição de isolamento à qual o ex-presidente está submetido. Segundo o senador João Capiberibe (PSB-AP), relator do grupo externo que visitou as instalações, a área mede 9 metros por 6 metros. O banho de sol de Lula é solitário, sem a presença de outros detentos. “Como se fosse um corredor”, relatou.

Livros como halteres
Ainda de acordo com os senadores que estiveram com Lula, o ex-presidente se viu obrigado a improvisar para manter uma rotina de exercícios, algo que costumava fazer com regularidade antes de ser preso. Para isso, transformou os livros à disposição na sala onde está detido em halteres para musculação.

A revelação foi feita pelas senadoras Vanessa Graziottini (PCdoB-AM) e Lídice da Mata (PSB-BA), que assinam nota conjunta. “Falamos sobre os últimos acontecimentos e ele nos relatou o seu dia a dia. Da cama que arruma, dos livros que lê, das ginásticas que faz (halteres com os livros em uma sacola e exercícios no seu pequeno espaço) e é claro falou muito de política”.

As senadoras informaram, no entanto, que ele não reclamou nem da comida nem das condições de encarceramento. “Apenas expressou indignação por sua injusta condenação, pelo seu isolamento pelo golpe que se segue no Brasil”, relataram as parlamentares.

Entre os livros à disposição do ex-presidente, está “A Elite do Atraso”, de Jessé Souza, segundo informou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) no dia 17, quando esteve na superintendência da PF em Curitiba para visitar Lula.

Fonte: Gazeta do Povo
Créditos: Gazeta do Povo