Eleições 2022

DEBATES E SABATINAS PRESIDENCIAIS: confira as datas, quem participa e todos os detalhes sobre os formatos 

Um dos principais momentos que antecedem o dia da eleição são as entrevistas e debates promovidos pelos veículos de comunicação. Até o momento, estão confirmadas pelas emissoras de televisão seis entrevistas com os candidatos à Presidência da República e cinco debates previstos no primeiro turno. Já no segundo turno, até o
momento, estão agendados três debates.
Em 2022, o formato dos encontros entre os presidenciáveis será diferente dos anos anteriores. Isso porque os candidatos com melhor desempenho, Lula e Bolsonaro, sinalizaram o desinteresse em participar de um número elevado de debates e ameaçaram não comparecer. Além da exposição a que serão submetidos, o que deve
ser explorado pelos demais participantes, alegaram ser inviável conciliar a agenda com tantos encontros, já que de regra cada emissora e veículo promove encontros separados.
Para atender a demanda dos candidatos e possibilitar o evento, as emissoras e veículos de comunicação farão diferente, no formato pool, modelo muito utilizado nos Estados Unidos. O formato reúne vários veículos na organização e na transmissão do evento. Veja aqui quando serão os principais encontros com os candidatos a presidente de 2022.

PRIMEIRO TURNO
DATA PROGRAMA/EMISSORA PARTICIPANTE
08/08 Roda Viva – TV Cultura Simone Tebet (MDB)
15/08 Roda Viva – TV Cultura Ciro Gomes (PDT)
22/08 Jornal Nacional – TV Globo Jair Bolsonaro (PL)
23/08 Jornal Nacional – TV Globo Ciro Gomes (PDT)
25/08 Jornal Nacional – TV Globo Lula (PT)
26/08 Jornal Nacional – TV Globo Simone Tebet (MDB)

DEBATES

28/08 Band, TV Cultura, UOL e Folha de S.Paulo

13/09
TV Aparecida e CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)
14/09
O Globo, Valor, Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, UOL e G1
24/09
CNN, Veja, SBT, O Estado de S. Paulo, NovaBrasil FM e Terra
29/09 TV Globo*

Veja mais detalhes

Como serão os debates presidenciais e qual a duração?
O formato e a duração de cada encontro deverão ser definidos pelos veículos organizadores, com a concordância de, no mínimo, dois terços dos candidatos participantes. Em geral, os debates costumam ter momentos de confronto direto entre os concorrentes e perguntas de jornalistas para os candidatos.

No debate de 14 de setembro, que será transmitido pela internet, será utilizada a ferramenta do “banco de minutos”, em que os candidatos vão administrar o próprio tempo e poderão dar respostas mais longas ou mais curtas.

Quem participará dos debates presidenciais?

Pela lei eleitoral, têm presença garantida nos debates promovidos por emissoras de rádio e televisão candidatos de partidos com ao menos cinco representantes no Congresso Nacional. Para os demais, o convite é facultativo.

Neste momento, se enquadram na regra Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Luiz Felipe d’Avila (Novo), Pablo Marçal (Pros) e Roberto Jefferson (PTB).

No entanto, são incertas as presenças de Jefferson, que está em prisão domiciliar, e de Marçal, que pode ter a candidatura rifada por seu partido.

Deverão ficar de fora dos debates por não contarem com representação mínima na Câmara e no Senado os candidatos José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

Quais as datas dos debates presidenciais?

28 de agosto – TV Bandeirantes (em pool com TV Cultura, UOL e Folha de S.Paulo)

2 de setembro – Rede TV! (em pool com os sites Metrópoles e O Antagonista)

13 de setembro – TV Aparecida (em pool com emissoras católicas)

14 de setembro – Consórcio formado pelos jornais O Globo, Valor Econômico, Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo e pelos portais UOL e g1

24 de setembro – SBT (em pool com CNN, revista Veja, jornal O Estado de S. Paulo, rádio NovaBrasil FM e portal Terra)

29 de setembro – TV Globo

Onde assistir aos debates ao vivo?
O debate de 14 de setembro terá transmissão exclusiva pela internet. Os demais terão transmissão simultânea pelos veículos que formam o pool, em suas diferentes plataformas.

Fonte: polêmica paraíba
Créditos: Polêmica paraíba