perguntas livres

DEBATE MASTER: 3º bloco tem perguntas livres entre os candidatos e proposta de plantio de 'cannabis terapeutica'

Os cinco candidatos ao governo participaram do debate

Os cinco candidatos ao governo da Paraíba se enfrentam na noite desta segunda-feira, 20, na TV Master, para discutir ideias e apresentar propostas para a Paraíba. Os cinco postulantes ao mandato de governador participam do embate da noite, João Azevedo (PSB), Jose Maranhão (MDB), Lucélio Cartaxo (PV), Rama Dantas (PSTU) e Tárcio Teixeira (PSOL) estão presentes ao debate que acontece no auditório da TV Master.

O 3º bloco tem perguntas de tema livre entre os candidatos. A candidata Rama Dantas vai perguntar a João Azevedo, na primeira rodada. Ela questionou-o sobre educação e pontuou que o governo atual desrespeita o piso nacional dos professores e que não concedeu reajuste aos aposentados. Ela quer saber se João vai seguir o projeto de educação de Ricardo Coutinho. João disse que o governo RC fez uma revolução na educação, ele citou o programa Gira Mundo, que leva alunos e professores da rede estadual de ensino para intercâmbio no exterior, ele falou ainda sobre os 14º e 14º salários dos professores que recebiam menos de R$ 1 mil em 2011. Além disso, ele falou sobre as escolas cidadãs integrais, que hoje são 100, e serão 150 em fevereiro, se ele for eleito. João citou ainda a aprovação de dois mil alunos de escolas públicas no ENEM. Na réplica, Rama Dantas disse que João está num conto de fadas, na história de Pinocchio. Ela disse que os professores não recebem um alto salário, ela disse que a remuneração conta com bolsas desempenho, que podem ter desconto se o professor adoecer. Na tréplica, João disse que as tabelas com os pagamentos serão publicadas para acabar com quaisquer dúvidas.

A segunda rodada, teve pergunta de João para José Maranhão. O candidato do PSB quis saber quais os projetos de Maranhão para o incentivo às energias renováveis. Maranhão disse que fez uma parceria com a Eletrobras para desenvolver a geração de energia eólica no estado. João Azevedo disse que o mapa de energia eólica da Paraíba só foi divulgado há pouco tempo e destacou o incentivo do governo Ricardo Coutinho para a instalação de empresas na Paraíba e capacitação de jovens paraibanos para trabalharem na área. Maranhão disse que foi em sua gestão e as obras neste sentido foram feitas pelo governo federal.

A terceira rodada teve pergunta de Maranhão a Lucélio Cartaxo, ele quis saber quais os projetos do adversário para a área de energia eólica. Lucelio disse que sua forma de governar é dar continuidade ao que estiver dando certo, ele disse que a Serra de Santa Luzia é o ponto mais importante para geração de energia eólica. Ele disse que vai fazer mais que isso, vai gerar emprego e renda, investindo em microcrédito para jovens terem oportunidade de iniciar sua vida profissional. Lucélio falou ainda sobre concluir o canaç Acauã Araçagi e investir na agricultura. Na réplica, Maranhão disse que é preciso concluir obras em João Pessoa, “admiro sua oratória, mas queria ver sua capacidade de realização, a passagem molhada demorou seis anos para ficar pronta”, pontuou. Na tréplica, Lucélio disse que os adversário tem “dor de cotovelo” pela boa avaliação da gestão municipal.

A quarta rodada teve pergunta de Lucelio para Tárcio Teixeira, sobre educação. Tárcio disse que Maranhão, Lucélio e João ficam “trocando figurinhas” e fogem de debates, mas elogiou o formato do debate da TV Master, que permite que todos possam fazer perguntas. Ele reafirmou o chamamento ao desafio de João Azevedo de mostrar os contracheques amanhã as 7 horas da manha. Tárcio disse que vai reabrir as salas de aula fechadas pela atual gestão e garantiu que vai investir mais na Universidade Estadual da Paraíba, para garantir que não haja fechamento de turmas, como aconteceu atualmente. Na réplica, Lucélio falou sobre expandir o formato de escola biligue para toda a Paraíba. Na tréplica, Tárcio disse que Lucélio não conseguirá fazer o que está prometendo porque tem apoiadores que concordaram com o congelamento de gastos em educação e saúde para a população.

A quinta rodada teve pergunta de Tárcio Teixeira a Rama Dantas. Ele indagou-a sobre recursos hídricos. Rama disse que pesquisadores se aprimoram há décadas sobre como conviver com a seca no semiárido, ela disse que a distribuição de água não é voltada às pessoas que mais precisam, mas àqueles que apóiam os políticos e que tem envolvimento com o atual sistema político. Na réplica, Tárcio disse que vai investir nas “farmácias vivas”, com o plantio de plantas medicinais, “inclusive a cannabis terapêutica”. Na tréplica, Rama disse que o governo tem favorecido o agronegócio, em vez de priorizar a agricultura familiar e finalizou voltando a defender o boicote aos credores do estado.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba