perguntas de internautas

DEBATE MASTER: 2º bloco teve pergunta de internautas e críticas a gestão pactuada na saúde pública

Os cinco postulantes ao mandato de governador participam do embate da noite

Os cinco candidatos ao governo da Paraíba se enfrentam na noite desta segunda-feira, 20, na TV Master, para discutir ideias e apresentar propostas para a Paraíba. Os cinco postulantes ao mandato de governador participam do embate da noite, João Azevedo (PSB), Jose Maranhão (MDB), Lucélio Cartaxo (PV), Rama Dantas (PSTU) e Tárcio Teixeira (PSOL) estão presentes ao debate que acontece no auditório da TV Master.

O segundo bloco teve perguntas de eleitores aos candidatos e comentário de outro candidato.

João Azevedo foi o primeiro a responder e Rama Dantas comentou. O eleitor perguntou quais as propostas para criação de mais empregos, João disse que pretender atrair mais empresas para a Paraíba, como a atual gestão tem feito trazendo mais fábricas criando milhares de empregos. Rama Dantas disse que se a Paraíba deixar de dar incentivos fiscais às empresas, pode investir mais nos paraibanos, incentivando os trabalhadores locais a criarem cooperativas para desempenhar importantes papeis. No arremate, João Azevedo disse que Lucélio Cartaxo errou em não citar que João Pessoa está em 30º lugar no ranking de eficiência, enquanto o governo da Paraíba está em 6º lugar.

A TV Master concedeu direito de resposta a João Azevedo por ter sido ofendido pelo candidato do PSOL, Tárcio Teixeira. Ele poderá falar ao final do segundo bloco.

A segunda rodada teve pergunta de eleitor internauta a Rama Dantas e comentário de José Maranhão. O eleitor quis saber os projetos de Rama para melhorar a prestação de serviços de saúde na Paraíba, já que a maioria dos paraibanos não tem planos de saúde. Rama disse que houve grande redução de leitos nos hospitais públicos e destacou o grande número de mulheres que morrem após parir, para Rama, “a saúde na Paraíba está o caos”. Ela defendeu a estatização da saúde pública, “colocar na mão dos trabalhadores” e o fim dos planos de saúde. Maranhão comentou que “saúde é direito do cidadão e dever do estado” citando as ações judiciais na Paraíba, ele reclamou do fechamento de hospitais e da “subutilização” de unidades de saúde, para ele, a gestão pactuada com a Cruz Vermelha tem que ser revista. No arremate, Rama disse que a população conhece a verdade sobre saúde, educação, transporte e moradia.

A terceira rodada teve pergunta de eleitor a José Maranhão com comentário de Tárcio Teixeira. A eleitora quer saber o que o candidato vai fazer para incentivar o empreendedorismo. Maranhão disse que é importante empreender para auxiliar o desenvolvimento econômico e, para que isso aconteça, é necessário ter ensino avançado. Ele criticou o sistema de ensino brasileiro que não ajuda os jovens a se desenvolverem, “como acontece em outros países que eram pobres e hoje são potencias em tecnologia”, disse. Tárcio comentou criticando Maranhão sobre a metodologia para fazer isso já que é aliado de Temer. O candidato do PSOL disse que aplicativos vão garantir que todos os estudantes terão acesso a mesma forma de ensino e conteúdo. No arremate, Maranhão disse que os projetos vão além das ideologias partidárias.

A quarta rodada teve pergunta de eleitor a Lucélio Cartaxo e comentário de João Azevedo. O internauta quis saber como os candidatos vão combater a corrupção. Lucélio disse acreditar que o caminho para combater a corrupção é cuidar da transparência pública e garantiu que vai cuidar que a Paraíba melhore no ranking de transparência nacional, ele garantiu que haverá concurso público para a Procuradoria Estadual e Controladoria, “não acredito em governo eficiente se não tiver investimento em transparência”, disse. No comentário, João Azevedo disseque a Prefeitura de João Pessoa não é tão transparente como diz, ele citou a Lagoa e a denuncia de superfaturamento e pontuou que deveria colocar no Portal também o número de prestadores de serviço que tem, que é de cerca de 16 mil pessoas, 4 mil a mais que o governo da Paraíba. No arremate, Lucélio disse que o governo estadual deveria cuidar das denuncias acerca da construção do Canal Acauã Araçagi.

A quinta rodada teve pergunta de eleitor a Tárcio Teixeira, com comentário de Lucélio Cartaxo. O eleitor quis saber o que os candidatos pretendem fazer para acabar com o tráfico de drogas nas periferias. Tárcio disse que o primeiro passo é enfrentar o racismo que existe na Paraíba, entendendo que o enfrentamento tem que acontecer contra o crime organizado, não contra os usuários de drogas, “é preciso compreender as pessoas que estão numa situação de dependência química, a relação com as drogas é de saúde, não de segurança pública, como acontece hoje”, ele citou  alto número de mortes de negros, mulheres e jovens de periferia. No comentário, Lucélio disse que é necessário impedir “que os jovens entrem no mundo fácil das drogas” e falou sobre a implantação de escolas em tempo integral, cultura e esporte aos jovens. No arremate, Tárcio disse que Lucelio não citou os índices de João Pessoa e destacou que o auxílio também é negado a quem procura ajuda em João Pessoa.

DIREITO DE RESPOSTA NO DEBATE

João Azevedo (PSB) foi chamado de “pedra mal educada” por Tárcio Teixeira e teve direito a responder as ofensas pessoais. Em sua fala, ele disse que não houve fechamento de hospitais, em vez disso, houve a construção de 14 novos hospitais na Paraíba e disse que o candidato Lucélio está desinformado porque não há fechamento do cana Acauã Araçagi, “não existe isso”.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba