terceiro debate entre os candidatos

DEBATE MASTER: 1º bloco tem embate entre candidatos e desafio de João Azevedo a Tárcio Teixeira

Mediado por Alex Filho, apresentador e diretor da TV Master, o debate teve início com os cumprimentos iniciais dos candidatos

Os cinco candidatos ao governo da Paraíba se enfrentam na noite desta segunda-feira, 20, na TV Master, para discutir ideias e apresentar propostas para a Paraíba. Os cinco postulantes ao mandato de governador participam do embate da noite, João Azevedo (PSB), Jose Maranhão (MDB), Lucélio Cartaxo (PV), Rama Dantas (PSTU) e Tárcio Teixeira (PSOL) estão presentes ao debate que acontece no auditório da TV Master.

Mediado por Alex Filho, apresentador e diretor da TV Master, o debate teve início com os cumprimentos iniciais dos candidatos.

Já nas considerações iniciais, Lucélio Cartaxo destacou que tem experiência na política e na gestão e citou várias realizações das prefeituras municipais de João Pessoa e Campina Grande. O segundo a se apresentar foi Tárcio Teixeira, que se apresentou destacando seu currículo desde a infância quando fez um curso técnico aos 14 anos de idade, ele pontuou que e sertanejo e que hoje é assistente social do Ministério Público da Paraíba. O terceiro a se apresentar foi João Azevedo, que cumprimentou a todos os paraibanos e destacou o compromisso de dar continuidade ao trabalho realizado pelo governador Ricardo Coutinho. A quarta a se apresentar foi Rama Dantas, que destacou seu trabalho como professora da rede municipal de ensino da Capital e reafirmou que quer ser governadora para representar o povo pobre do estado e as mulheres que sofrem com crimes. O último a se apresentar foi José Maranhão, ele falou sobre sua preocupação com o futuro da Paraíba e relembrou obras realizadas em seus mandatos como gestor estadual.

O segundo momento do 1º bloco com perguntas de um candidato para o outro, com temas livres. Tárcio Teixeira perguntou a João Azevedo se haverá perseguição do governo aos profissionais concursados que protestarem contra medidas da gestão estadual. Segundo ele, a atual gestão pune severamente quem se opõe às decisões. João Azevedo falou sobre concurso público para 10.500 profissionais, além de ter chamado os aprovados em concursos anteriormente. Para João Azevedo, “nenhum outro governo tratou os servidores com o cuidado que o atual governo trata”, ele seguiu dizendo que a oposição usa “discurso fácil”, mas os dados estão mostrando que o governo é bem sucedido. Na réplica, Tárcio disse que João merece o apelido de “pedra” e criticou-o dizendo que o candidato não responde as perguntas. O candidato do PSOL garantiu descongelar as progressões salariais, aumentar os salários de professores e policiais. Na tréplica, João disse que Tárcio está mal informado e destacou que os professores da rede estadual recebem mais que o piso salarial dos professores o desafiou a provar o contrário.

Em seguida, João Azevedo perguntou a José Maranhão, questionando o adversário sobre o que é preciso fazer na Paraíba para manter o ritmo de expansão. Maranhão recusou-se a falar sobre o trabalho realizado pela gestão de Ricardo Coutinho e, em vez disso, garantiu que seu governo, se for eleito, será de “inovação e mudança” e reclamou do déficit de empregos existente na Paraíba. Na réplica, João destacou a boa colocação da Paraíba em desenvolvimento, reconhecido pela imprensa nacional, ele garantiu que continuará criando projetos que dêem oportunidade às pessoas que mais precisam, melhorando a saúde e gerando mais empregos. Na tréplica, Maranhão disse que seu governo será progressista respeitando as tendências populares.

A rodada seguinte teve pergunta de José Maranhão para Lucélio Cartaxo, Maranhão disse que se preocupa muito com o discurso de Lucélio e, por isso, confundiu-o com Luciano Cartaxo, porque Lucélio cita o trabalho feito pelo irmão, mas não cita as propostas. Maranhão quis saber como Lucélio vai manter a transparência. Lucélio disse que é parceiro de Luciano, seu irmão gêmeo, e afirmou que essa parceria será benéfica para a Paraíba e garantiu que integra o conselho consultivo da Prefeitura de João Pessoa e afirmou que quer levar este modelo para toda a Paraíba. O candidato do PV garantiu que fará parcerias com aliados e adversários quando for governador. Na réplica, Marahão disse que Lucélio confunde João Pessoa com a Suíça, criticando os serviços da capital e a transparência tão elogiada por Lucélio, Maranhão destacou a transparência acessível para todas as pessoas, inclusive as que tem menos acesso às informações. Na tréplica, Lucélio ressaltou que o estado da Paraíba deveria estar melhor colocado no ranking de transparência e chamou Maranhão de desinformado.

Lucelio Cartaxo usou seu tempo de pergunta para Rama, para acusar o governo da Paraíba de não estar bem colocado no ranking de eficiência da gestão estadual. Mesmo sem pergunta, Rama Dantas disse que Lucélio não leu as regras do debate e ficou se justificando. Ela aproveitou seu tempo para criticar os adversários dizendo que sentiu-se num conto de fadas ouvindo os candidatos falarem, ela criticou as condições das escolas de Mangabeira e destacou as péssimas condições de trabalho nas escolas municipais, “nós estamos aqui para fazer um debate sério”, chamou a atenção dos demais participantes e pediu que os eleitores analisem as propostas dos candidatos. Na réplica, Lucélio disse que Rama não fala da realidade e destacou que as escolas tem merenda, laboratórios e todas as condições. Na tréplica, Rama disse que Lucélio precisa visitar as escolas municipais e pontuou que a escola que ela trabalha não tem laboratório de informática, por exemplo.

Na última rodada de perguntas, Rama Dantas perguntou sobre transporte coletivo a Tárcio Teixeira, ela citou a péssima qualidade do transporte em todo o estado e quis saber dele o que ele propõe para esta região. Tárcio aceitou o desafio de João Azevedo e destacou que levará contracheques de professores da rede estadual, Tárcio destacou ainda que quer ver os contracheques de João Azevedo, nesta terça-feira, 21, às 7 horas, na Escola Estadual João Goulart. Respondendo a pergunta de Rama, Tárcio disse que a mobilidade urbana tem que ser para o povo da Paraíba levando em consideração espaços para bicicletas e pedestres. Na réplica, Rama disse que é necessário acabar com o monopólio das empresas, expropriando as empresas que lucram muito às custas dos trabalhadores. Na tréplica, Tárcio disse que vai se mobilizar ao lado de trabalhadores e estudantes pedindo mudanças na mobilidade junto ao Congresso do Povo.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba