União democrática?

DE OLHO EM 2022: Lula e FHC se encontram em almoço para “conversa sobre democracia”

Encontro foi organizado pelo ex-ministro Nelson Jobim

Vacinados e de olho nas eleições do ano que vem, mas sobretudo na recuperação do processo democrático no Brasil, os ex-presidentes Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) se encontraram para um almoço na quinta-feira (20). A informação foi divulgada na manhã desta sexta (2) pelo Twitter de Lula. De acordo com a publicação, o encontro foi organizado pelo ex-ministro Nelson Jobim. “Os ex-presidentes tiveram uma longa conversa sobre o Brasil, sobre nossa democracia, e o descaso do governo Bolsonaro no enfrentamento da pandemia”.

Lula e FHC têm feito declarações um sobre o outro, mas sempre pela mídia ou pelas redes sociais. FHC declarou na semana passada que votaria em Lula na eleição de 2022, caso não haja um candidato de centro. “Vão inventar que Lula é isso ou aquilo. Já votei no Lula. Difícil que Lula seja representante da 3ª via, embora ele, na alma, seja isso. Ele simboliza e tem eco“, afirmou em entrevista ao jornal Valor Econômico, divulgada no dia 14.

O petista agradeceu à declaração pelo seu perfil no Twitter e elogiou seu antecessor na Presidência da República. “Eu gostei da entrevista do FHC. Sempre tivemos uma disputa civilizada. Ele me conhece bem, conhece o Bolsonaro. Fico feliz que ele tenha dito que votaria em mim e eu faria o mesmo se fosse o contrário. Ele sempre foi um intelectual e sabe que não dá pra inventar uma candidatura”, disse Lula.

As críticas ao governo de Jair Bolsonaro aproximaram os ex-presidentes. Num momento de autoritarismo e descaso, a união das forças democráticas é buscada para 2022. FHC já deu diversas declarações sobre o atual presidente. Na entrevista ao Valor afirmou que Bolsonaro representa um futuro que não tem seu entusiasmo e que o governo brasileiro vai na contramão do resto do mundo. Bolsonaro já ameaçou FHC de morte em 1999.

Fonte: Poder360
Créditos: Polêmica Paraíba