opinião

'Datafolha diz que PT cresceu. Logo, Lula terá mais, amanhã' - por Fernando Brito

Não sou petista, como sabem, e portanto retire-se das minhas observações qualquer sentido laudatório ao partido, embora também nunca tenha entrado nesta “onda” de dizer que “o PT já passou” e que deve ser jogado fora enquanto inventamos alguma coisa.

O que me ocupa, portanto, na análise dos números recém-publicados pela Folha, resultado da pesquisa que, desde ontem, está divulgando, é o reflexo que têm os dados sobre preferência partidária na preferência eleitoral do brasileiro em 2018.

O PT, vê-se lá, tem a preferência de 18% dos entrevistados, quase o quádruplo de PSDB e PMDB, como 5% cada. Há um mês e meio, no levantamento anterior, eram 15%. Em dezembro do ano passado,  9%

Com evidente proporcionalidade, Lula tinha 25% em dezembro e 30% em maio. É de se esperar, portanto, mantida esta relação partido-candidato, um novo crescimento nos números que o Datafolha publica, provavelmente, amanhã. Surpresa seria se aparecessem números que digam que o PT cresceu e Lula, não.

Cristalizada a intenção de votos em Lula em algo perto de um terço dos eleitores, a violência que se pretende com sentenças que inviabilizem sua candidatura deve ser entendida pelos que a pretendem como uma agressão de extraordinária dimensão ao direito dos brasileiros de escolherem seu presidente.

Não é como cassar um candidato com 5 ou 10% de intenções de votos, o que geraria muxoxos e frustrações, mas não revolta.

É pouco provável que a divulgação de uma condenação de Sérgio Moro vá abalar a imagem de Lula. Ao contrário, vai vitimizá-lo e potencializar seu crescimento.

Ao contrário, todos já devem estar assistindo, como ao final do ano passado, nas eleições, a conversa de uma “alternativa de esquerda” a Lula, para enganar os bobos, autocentrados e incapazes de valorizar o sentimento do povão como elemento essencial de qualquer projeto eleitoral.

Política se faz com realidade. “Superioridade moral” a gente deixa para os fanáticos da Lava Jato.

Fonte: Tijolaço