reservado

CPMI DA JBS: Ex-diretor jurídico será ouvido em reunião fechada

O advogado Francisco Assis e Silva alegou ter informações sigilosas sobre os desdobramentos do caso.

A CPMI da JBS vai ouvir o depoimento do advogado Francisco Assis e Silva em reunião reservada, conforme pedido do próprio advogado, nesta quarta-feira (18/10). Silva é ex-diretor jurídico do grupo JBS e celebrou acordo de delação premiada com a Procuradoria Geral da República. Ele alegou ter informações sigilosas.

Silva, na delação premiada, acusou o procurador da República Ângelo Goulart Villela de receber R$ 50 mil do advogado Willer Tomaz de Souza para repassar informações ao gurpo JBS.

Convocação de Janot

No início da reunião, o relator da CPMI da JBS, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), sugeriu transformar em convocação o convite aprovado pela comissão para que seja ouvido o ex-procurador geral da República Rodrigo Janot. A diferença é que o convite não obriga o comparecimento do depoente, ao contrário da convocação.

Marun justificou a convocação de Janot com base nos depoimentos do procurador da República Ângelo Goulart Villela e do advogado Willer Tomaz de Souza. Os dois foram denunciados pelo Ministério Público e chegaram a ficar presos por mais de dois meses.

Villela foi acusado de repassar informações sigilosas da Operação Greenfield em troca de pagamento feito por Souza, ex-advogado da empresa Eldorado Celulose, do grupo JBS, investigada pela operação policial.

Em depoimento à CPMI, acusaram Rodrigo Janot de agir politicamente com o objetivo de derrubar o presidente Michel Temer e questionaram os procedimentos do Ministério Público relativos às delações premiadas, principalmente as colaborações firmadas com os executivos do grupo JBS.

“Existe um fato concreto: eles ficaram mais de dois meses presos, o que contraria o estado de Direito, e isso tem que ser explicado”, disse Marun. O presidente da CPMI, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), disse que recebeu pedidos de outros membros da comissão para que Janot seja convocado.

Marun pediu prioridade para a votação do requerimento de convocação de Janot na próxima reunião da comissão. A audiência está sendo realizada plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado. (Com informações da Agência Câmara)

Fonte: METRÓPOLES