Esporte e política

'COPA URSAL': partidos de esquerda participam de torneio de futebol neste sábado, em JP

O nome é em alusão à teoria levantada pelo ex-candidato à Presidência Cabo Daciolo. Nas eleições, ele afirmou que a esquerda planejava formar, na América Latina, um país com nome Ursal. 

Movimentos sociais e partidos políticos de esquerda vão realizar uma disputa inusitada, neste sábado (26), na Paraíba. Trata-se da I Copa Ursal. O campeonato de futebol acontece no Sindicato dos Bancários, a partir das 8h30. O nome é em alusão à teoria levantada pelo ex-candidato à Presidência Cabo Daciolo. Nas eleições, ele afirmou que a esquerda planejava formar, na América Latina, um país com nome Ursal.

O evento seguirá a proposta do torneio disputado em Brasília-DF, no último dia 14 de setembro, quando forças políticas de esquerda estiveram unidas na capital federal para a disputa. Na Paraíba serão 15 times, divididos entre as chaves masculina e feminina.

Conforme a assessoria do PT, mais de 155 jogadores e jogadoras vão participar do torneio, filiados ao PT,  PSOL, PC do B, PSB, e aos movimentos Unidade Popular e Consulta Popular.  Ainda segundo o PT, o Dandara futebol clube, primeira equipe LBTQI+ da Paraíba, também vai participar da copa.

Segundo o PT, ” A Copa Ursal Paraíba tem o objetivo de unir as forças políticas progressistas no Estado e marca a história das lutas sociais, denunciando a prisão injusta do companheiro Lula e a alertando para a importância da luta feminista.

O torneio foi organizado por uma comissão formada por integrantes das envolvidas. Cada participante vai doar um brinquedo que será entregue a crianças em vulnerabilidade social.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: com informações da assessoria do PT