Temperatura máxima

CONTRA-ATAQUE: após críticas a Maia, Câmara pede informações a Bolsonaro sobre exame de coronavírus

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados encaminhou à Presidência da República pedido de informações a respeito dos resultados dos exames de Covid-19 realizados pelo presidente Jair Bolsonaro.

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados encaminhou à Presidência da República um pedido de informações sobre o dos resultados dos exames de Covid-19 realizados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O pedido acontece depois que Bolsonaro fez uma série de crítica ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em entrevista à CNN.

O pedido é endereçado ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, ministro Jorge Oliveira, e se baseia no artigo 50 da Constituição, pelo qual as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado têm a prerrogativa de encaminhar pedido de informações a ministros de Estado. O prazo para a resposta previsto nesse artigo é de 30 dias.

O pedido (Requerimento de Informação 336/20) foi inicialmente apresentado pelo deputado Rogério Correia (PT-MG) e aprovado por Rodrigo Maia (DEM-RJ), com apoio da Mesa Diretora. O relator foi o 1º vice-presidente da Casa, deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), que também recomendou a aprovação do requerimento de informações.

Rogério Correia argumentou que, neste período de calamidade pública decretada pelo Congresso Nacional, com o isolamento de cidadãos brasileiros e a paralisação da economia, não é justo que Bolsonaro não apresente os resultados de seus exames. O presidente se submeteu a duas testagens em março, depois de retornar de uma viagem aos Estados Unidos, na qual mais de 20 integrantes de sua comitiva se contaminaram com o novo coronavírus. Bolsonaro disse que seus resultados deram negativo.

“O Brasil precisa da verdade. O presidente foi infectado? Por se tratar do presidente e este ser o mandatário maior da República, é fundamental que esta informação seja de domínio público”, defendeu Rogério Correia, ao apresentar o requerimento.

Fonte: Agência Câmara de Notícias
Créditos: Polêmica Paraíba com informações da Agência Câmara de Notícias