Mudança de ares

COMUNICADORES NA POLÍTICA: Jornalistas deixam seus programas jornalísticos para disputarem as eleições deste ano; confira quem são

Esta quinta-feira (30) marca o primeiro dia, segundo o calendário eleitoral divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições deste ano, que é vedado às emissoras de rádio e televisão transmitirem programas apresentados ou comentados por pré-candidatos. Ou seja, comunicadores que desejam disputar uma vaga no próximo pleito puderam trabalhar em seus respectivos programas até essa quarta-feira (29).

E na Paraíba, pelo menos sete comunicadores de abrangência regional ou estadual entraram nessa empreitada e vão disputar uma vaga nas eleições deste ano. Alguns deles se despediram de seus programas nessa quarta-feira. Confira a situação de cada um:

Célio Alves (PSB)

Pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, o radialista Célio Alves apresentava o programa ‘O X da Questão’, na Rádio Cultura FM (94,5 FM) de Guarabira. Ele também era secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual da Paraíba, sendo exonerado pelo governador João Azevêdo (PSB) no início de abril deste ano.

Dr. Emídio (PT)

O médico Dr. Emídio, que irá disputar uma vaga a deputado federal pelo PT na federação partidária que envolve PT, PCdoB e PV, apresentava um programa de rádio em 26 emissoras de toda a Paraíba, onde debatia saúde no Programa ‘Falando em Medicina com o Dr. Emídio’.

Dr. Emídio é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre pela faculdade de Medicina do ABC em São Paulo e doutorando em medicina pela universidade estadual de Campinas, UNICAMP.

Emerson Machado ‘Mofi’ (PSD)

Apresentador da Rádio 98 FM e repórter da TV Correio, Emerson irá disputar uma vaga de deputado estadual. Em 2018, ele disputou uma vaga na Câmara Federal, mas não foi eleito.

Fernanda Albuquerque (União)

Apresentadora da TV Tambaú, Fernanda Albuquerque apresentava diariamente o programa ‘Com Você’. Ela irá disputar pela primeira vez um mandato eletivo, na ocasião uma vaga de deputada federal.

Heron Cid (PSB)

Heron Cid anunciou nesta quarta-feira (29) que irá se abster da apresentação do programa Hora H, da Rede Mais de Rádios, para se lançar pela primeira vez candidato a deputado. Ele será anunciado nesta quinta-feira (30) como pré-candidato a deputado federal pelo PSB.

Nilvan Ferreira (PL)

Até essa quarta-feira (29), Nilvan era apresentador do programa ‘Correio Verdade’, da TV Correio. Pré-candidato a governador, esta será a segunda tentativa de Nilvan na política. Em 2020, foi derrotado em segundo turno nas eleições para prefeito de João Pessoa.

Pâmela Bório (PL)

Ex-primeira-dama da Paraíba, a jornalista Pâmela Bório também irá disputar um mandato na Câmara Federal, pelo PL. Pâmela era uma das apresentadoras do Canal de YouTube chamado ‘Intrometidos’, com outros jornalistas da imprensa paraibana.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba