Discussão continua na CMBY

Após volta de Berg Lima, Comissão processante na Câmara de Bayeux adia reunião sobre cassação do prefeito

A Comissão Processante da Câmara Municipal de Bayeux adiou a reunião que vai decidir sobre a cassação do prefeito de Bayeux, Berg Lima (sem partido). A reunião estava marcada para a tarde de hoje, mas foi adiada depois que os advogados do prefeito foram retirados do processo. Uma nova data deve ser marcada pelos vereadores.

A Comissão Processante da Câmara Municipal de Bayeux (CMBY) adiou a reunião que iria decidir sobre a cassação do prefeito da cidade, Berg Lima (sem partido). A reunião estava marcada para a tarde de hoje, mas foi adiada depois que advogados do prefeito, que faziam parte do processo, foram nomeados para secretarias na Prefeitura. A informação foi confirmada pela reportagem. Uma nova reunião legislativa pode acontecer amanhã.

Fazem parte da Comissão Processante os vereadores Lico, presidente; Guedes da informática, membro, e Roni Alencar, que é o relator do caso. No início da tarde, a imprensa chegou a estar na Câmara Municipal de Bayeux para cobrir os trabalhos, e houve um bate-boca entre jornalistas e o vereador Lico.

No momento da confusão, Lico foi questionado por jornalistas se a reunião de hoje foi marcada após a decisão do Superior Tribunal de Justiça, que decidiu pelo retorno de Berg Lima ao exercício do cargo de prefeito. O vereador alterou o tom de voz e afirmou que a reunião já tinha sido marcada pela Câmara Municipal.

Após o adiamento da reunião, a defesa do prefeito Berg Lima afirmou que ele deverá definir em breve quem são os novos advogados que irão fazer a defesa dele no processo da Câmara Municipal de Bayeux.

Retorno de Berg Lima

Gutemberg de Lima Davi voltou ao exercício do mandato no início da tarde desta quarta-feira (19), depois que o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), através de uma decisão liminar concedida pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, atendeu a um pedido da defesa do prefeito.

Na última semana, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia decidido pelo retorno de Berg Lima ao cargo de prefeito, mas uma decisão  da Justiça de Bayeux, que afastava Berg Lima pela prática de improbidade administrativa, impedia que ele retomasse o cargo.

Berg Lima ficou um ano e cinco meses afastado do cargo. O prefeito é acusado pelo Ministério Público de extorquir um fornecedor da prefeitura em troca de pagamentos em atraso, e deve continuar respondendo o processo no cargo. Ele também enfrenta um processo legislativo que pede sua cassação, na Câmara Municipal de Bayeux. Ele sempre negou as acusações.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba