intermediando

Com o apoio do deputado Bosco Carneiro, vereadores de Alagoa Grande e Juarez Távora se reúnem com representantes da Cagepa em Guarabira

 

Buscando solução para a grave crise no abastecimento de água por que ora passa as cidades de Itatuba, Ingá, Juarez Távora e o Distrito de Zumbí de Alagoa Grande, estiveram em uma audiência marcada pelo Deputado João Bosco Junior com a diretoria regional da CAGEPA em Guarabira, os Vereadores Diego, Wellington e Geraldo Araujo, de Juarez Távora e os Vereadores Fabiano Luz, Adalto Coutinho e Luis Lucindo, de Alagoa Grande, acompanhados dos Assessores do Deputado o ex-Vereadores Marcos de Zumbi e Severino Antonio (bibiu).

A reunião foi coordenada pelo Diretor Regional da CAGEPA, Dr. Edson Almeida com a presença do também Engenheiro Dr. Adário.

Segundo os técnicos da CAGEPA, “o sistema responsável pelo abastecimento de água das cidades de Itatuba, Ingá, Juarez Távora e o Distrito de Zumbí, só dispõe de água para mais 15 dias de abastecimento” e que tudo agora vai depender o período de chuvas, ou da liberação o mais rápido possível das águas do São Francisco que estão chegando a Campina Grande”.

Para eles, “a feitura de um projeto visando captação numa região mais profunda do açude de Acauâ, responsável atual pelo fornecimento de água para estas comunidades, demandaria muito tempo e necessitaria de uma licitação, execução, etc, tempo suficiente para a chegada das águas do São Francisco, ou das chuvas esperadas para os próximos dias na região”.

Visivelmente frustrados com a explanação dos técnicos da empresa governamental, os Vereadores solicitaram pelo menos a presença dos mesmos em uma visita ao açude de Acauã onde é feita a captação das águas para ver se pode surgir uma alternativa que venha minorar o sofrimento de milhares de pessoas habitantes destas cidades atingidas pelo colapso do sistema, ação que foi atendida pelos Engenheiros que prometeram que amanhã, dia 19, estariam se deslocando para o local indicado visando buscarem uma proposta de solução que pelo menos amenize este problema por mais uns dias.

Uma alternativa indicada pelo Dr. Edson Almeida foi que “neste momento de crise crucial, deveriam os Prefeitos destas cidades se unirem aos seus Deputados e irem em comitiva ao Governador do Estado e a AESA – Agências Nacional das Águas – buscando uma solução emergencial uma vez que a CAGEPA não gerencia os mananciais e sim, apenas o sistema de abastecimento e as condições deste, no momento, está no seu limite de atuação”.

Os Vereadores de Alagoa Grande, irmanados nesta luta dos demais agentes políticos das cidades vizinhas, pediram também uma solução para o Distrito de Zumbí de Alagoa Grande propondo a utilização da antiga adutora que levava água do Sistema de Tratamento de Alagoa Grande para o Zumbi SENDO REATIVADA e fazendo uma alternância no abastecimento entre Zumbi e o Conjunto Aguinaldo Veloso Borges amenizando assim o sofrimento dos conterrâneos daquele Distrito, proposta que foi aceita e entrou na ordem do dia da pauta da avaliação técnica da CAGEPA e uma vez viabilizada, será executada de imediato.

A pedido do Deputado Estadual João Bosco Carneiro Junior o Assessor Marcos de Zumbi entregou uma solicitação de emergência no tocante ao abastecimento de água dos moradores da Rua José Macário de Souza, antiga Travessa Eneas Cavalcante, fato que foi acolhido pelo dirigente da CAGEPA com a promessa de análise imediata e possível resolução técnica para a solicitação em pauta.

Os Vereadores Adalto Coutinho, Fabiano Luz e Luiz Lucindo também pediram uma atenção imediata ao Gerente para a comunidade do Engenho Baixinha alegando os mesmos que “já existe um projeto técnico voltado para a comunidade” o que foi prontamente atendido também pelo Dr. Edson com a promessa de que a solicitação vai para a ordem do dia e uma vez aceita a viabilidade técnica, terá sua execução imediata.

A reunião terminou com os Vereadores conscientes de que muita luta tem que ser dedicada para a resolução do problema pois, os técnicos da CAGEPA demonstraram que a solução para o caso está mais no campo político do que no campo técnico.

Assim sendo, os Vereadores estarão de imediato ao lado do Deputado João Bosco Carneiro Junior para somarem forças e juntos baterem a porta do Governo do Estado que com certeza vai atende a mais este pedido do Deputado e dos Vereadores que tanto lutam e se preocupam com as carências e demandas do povo desta região. Com fé em Deus, a solução para este caso vai estar a caminho no mais breve tempo possível.

Fonte: Alagoa Grande Cidadania