SOB CONTROLE

Com apoio de deputados brasileiros, aliados de Maduro recuperam controle da embaixada venezuelana

Com apoio de deputados brasileiros, aliados de Maduro recuperam controle da embaixada venezuelana. A sede diplomática havia sido invadida por um grupo de pessoas ligado ao líder opositor Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente do país em janeiro deste ano, embora careça de legitimidade. A ação de invasão também foi apoiada por um diplomata do Itamaraty, Maurício Correa.

Depois de um dia inteiro de tensas conversas, os legítimos representantes nomeados pelo governo de Nicolás Maduro retomaram o controle da embaixada da Venezuela em Brasília, no final da tarde desta quarta-feira (13).

As negociações para recuperar o controle da embaixada contaram com a ação dos deputados brasileiros Paulo Pimenta (PT-RS), Glauber Braga (PSOL-RJ) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

Em áudio difundido durante a tarde, Pimenta lembrou que “esta é uma importante vitória, porque os apoiadores do Guaidó fizeram o mesmo com a embaixada venezuelana nos Estados Unidos, meses atrás, mas aqui, graças à presença das nossas lideranças, se criou o ambiente necessário para impedir isso, e eles tiveram uma clara derrota”.

A sede diplomática havia sido invadida por um grupo de pessoas ligado ao líder opositor Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente do país em janeiro deste ano, embora careça de legitimidade. A ação de invasão também foi apoiada por um diplomata do Itamaraty, Maurício Correa, o que deu a entender que o governo de Jair Bolsonaro também poderia estar vinculado com o fato, embora o presidente tenha negado.

Assista ao vídeo do momento em que os invasores deixam a embaixada:

 

Fonte: Revista Fórum
Créditos: Redação Revista Fórum