trânsito

CMJP realiza debate sobre novo Plano de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de João Pessoa

No mês de fevereiro de 2020, a Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) pretende apresentar o novo Plano de Mobilidade Urbana da microrregião da Capital paraibana. O anúncio foi feito pelo superintendente da Semob, Adalberto Alves Araújo, na sessão especial que aconteceu na Câmara municipal de João Pessoa (CMJP), na tarde desta quarta-feira (27).

Adalberto Araújo revelou, ainda, que no dia 11 deste mês haverá uma audiência pública para apresentação de pesquisa de amostra, envolvendo 12 mil domicílios, e nela será exposto um diagnóstico sobre vários quesitos, como rota de tráfego e tipo de transporte utilizado nas cidades de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Conde e Lucena, da Região Metropolitana. O evento vai acontecer no auditório do Ministério Público Estadual da Paraíba (MPPB).

Segundo ele, no dia 17 vai acontecer um workshop no Hotel Tambaú para que as entidades ligadas à mobilidade urbana, especialistas da área, sociedade e técnicos da Prefeitura de João Pessoa possam apresentar sugestões para a construção do Plano.

A sessão aconteceu no âmbito da Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana da CMJP e foi proposta pelo vereador Tibério Limeira (PSB). Além de Tibério e do dirigente Adalberto Araújo, também participaram o vereador Marcos Henriques (PT); o vice-presidente do Conselho Estadual do Direito da Pessoa com Deficiência, Hellosman de Oliveira Silva; o psicólogo Ricácio Cruz, integrante do Conselho Estadual de Trânsito; o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil na Paraíba, Pedro Rossi, e a representante do MoviCidades e do Instituto Somos Brasil na Paraíba, Karine Oliveira.

Apesar de reconhecer o empenho do superintendente Adalberto Araújo, o vereador Tibério não poupou críticas ao atraso na elaboração do novo Plano de Mobilidade Urbana. O parlamentar lembrou que o assunto vem sendo debatido desde 2007 com a criação da Frente Parlamentar. Ele defendeu que o Plano de Mobilidade seja realizado em sintonia com os Planos Diretor e de Cidades Emergentes Sustentáveis.

Tibério ainda propôs que o vereador Marcos Henriques, como presidente da Comissão de Políticas Públicas, realize audiências públicas para discutir a ideia com entidades interessadas no assunto. Por sua vez, o petista avaliou que João Pessoa, enquanto grande centro urbano, está chegando à casa de um milhão de habitantes e necessita, com urgência, de mais espaço para o trânsito e de outras vias para deslocamento das pessoas. Marcos criticou também a prestação dos serviços dos transportes públicos.

Fonte: Paraiba.com.br
Créditos: Paraiba.com.br