calendário

Ciclo 2019 de Audiências Públicas do Orçamento Democrático Municipal inicia no dia 04 de abril

A Prefeita Márcia Lucena ressalta que o Orçamento Democrático é uma ferramenta implantada no município de Conde e que foi bem aceita pela população.

A Prefeitura de Conde, por meio do Orçamento Democrático Municipal, inicia no próximo dia 04 de abril, o calendário 2019 do ciclo de audiências públicas do ODM. A primeira audiência será realizada na Pousada que pertence a 1ª Região, no Ginásio da Igreja Anglicana, a partir das 19 horas. Ao todo serão quatro plenárias (Pousada, Centro de Conde, Gurugi e Jacumã) encerrando o ciclo no dia 04 de julho.

A Prefeita Márcia Lucena ressalta que o Orçamento Democrático é uma ferramenta implantada no município de Conde e que foi bem aceita pela população. “O Orçamento Democrático chegou e conquistou seu espaço no município. Desde a sua implantação, em 2017, temos percebido que as pessoas entenderam a metodologia apresentada e participam ativamente das plenárias, onde são definidas as principais prioridades de sua região”, destacou.

Márcia também destacou o seu contentamento em iniciar mais um Ciclo de Audiências Públicas do ODM. “Estamos diante de um instrumento onde a participação popular é fundamental. A população participa e determina onde será investido o dinheiro público.” Ressaltou a prefeita.

As Audiências Públicas vão seguir a mesma metodologia apresentada em 2017 para a população, favorecendo a participação popular e reforçando o diálogo direto da gestão municipal com as comunidades do município de Conde, onde são eleitas as ações prioritárias para cada região. Além da participação direta da comunidade, nas plenárias serão feitas as prestações de contas das ações e serviços realizados dentro do município, que foram originados das demandas do Orçamento Democrático.

A Coordenadora do Orçamento Democrático Municipal, Joana Ribeiro, destacou que o ODM permite que os moradores e moradoras de Conde interajam diretamente com a gestão municipal. “O Orçamento Democrático vai além das escolhas das prioridades em cada região. O Conde hoje tem uma população cada vez mais participativa, que entende a transparência do processo de investimentos de recursos públicos e isto é muito satisfatório. Vamos iniciar mais um Ciclo, com novas prioridades. Mais uma vez daremos voz à população afim de democratizar os negócios públicos, pois o dinheiro é do povo e o povo tem que participar, escolher onde quer investir o que quer fazer”, reforçou.

Em cada audiência, a população tem a oportunidade de eleger até três prioridades de investimentos para a sua região e também contam com um espaço onde podem fazer elogios, reclamações, reivindicações e reforçar ações que possam ser realizadas em sua região, buscando melhorias na qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura de Conde. Este é um momento de diálogo direto com a Prefeita Márcia Lucena, os Secretários e Coordenadores que compõem a equipe da gestão municipal.

Confira o calendário das audiências Públicas do Orçamento Democrático Municipal.

04/04 às 19h – Pousada (Igreja anglicana) – 1ª Região Geoadministrativa

02/05 às 19h –Centro de Conde (Centro de Criatividade Professor Iveraldo Lucena / Núcleo de Cultura) – 2ª Região Geoadministrativa

06/06 às 19h – Gurugi (Salão da Igreja São Sebastião) – 3ª Região Geoadministrativa

04/07 às 19h – Jacumã (Colônia de Pescadores Z9) – 4ª Região Geoadministrativa

Fonte: Secomd
Créditos: Secomd