Candidatos a governador

Chegada de novo candidato e adesão do PDT à Pedro muda previsão dos tempos de propaganda eleitoral por candidato; confira

Com o fim das convenções partidárias, já é possível ter um panorama quase final de como irão se apresentar os candidatos a governador da Paraíba com suas respectivas coligações. A última semana das convenções trouxe em destaque duas novas adições, sendo elas a de um candidato e outra a de um grande partido se coligando com outro candidato.

Essas duas e demais movimentações modificaram as previsões feitas pelo Polêmica Paraíba nessa semana, quando divulgou um prognóstico de quanto tempo os então sete candidatos a governador da Paraíba teriam direito de exibição da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

A chegada de um novo candidato, Adriano Trajano, pelo PCO, e a adesão do PDT à chapa de Pedro Cunha Lima (PSDB), mexeram nas contas que são feitas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no que diz respeito ao tempo de exibição.

Para o cargo de governador, a propaganda eleitoral gratuita será exibida às segundas, quartas e sextas, das 7h15 às 7h25 e das 12h15 às 12h25 no rádio; e das 13h15 às 13h25 e das 20h35 às 20h45 na televisão, totalizando quatro blocos de dez minutos por dia, sendo dois no rádio e dois na televisão.

O tempo que cada candidato terá direito é calculado a partir do tamanho da bancada federal na Câmara eleita em 2018 de cada partido (ou federação) que compõe a coligação, porém contabilizando apenas as seis maiores bancadas. Essa soma equivale a 90% do total de tempo de exibição, sendo os outros 10% divididos igualitariamente entre todos os candidatos.

Além da propaganda eleitoral gratuita, emissoras de rádio e televisão deverão reservar, ainda, de segunda-feira a domingo, 70 minutos diários para a propaganda eleitoral gratuita para as chamadas ‘inserções’, de 30 e 60 segundos, distribuídas ao longo da programação entre 5h e 24h.

O TSE divulgará na próxima sexta-feira (12) o tempo final que cada candidato terá. As quantidades a seguir são uma revisão e são referentes a um bloco de 10 minutos. Os candidatos estão separados por ordem alfabética. Confira:

Adjany Simplicio – PSOL, Rede e UP

A federação PSOL-Rede está junta do Unidade Popular (UP) nas eleições majoritárias deste ano. Com isso, os três partidos somaram 11 deputados federais eleitos em 2018, o que pode resultar em um tempo de 20 segundos para a candidata.

Adriano Trajano – PCO

Surpresa da última semana de convenções partidárias, o Partido da Causa Operária (PCO) lançou a candidatura de Adriano Trajano como candidato a governador. Como o seu partido não elegeu deputados federais nas últimas eleições, ele terá direito ao tempo mínimo, que deverá ser de 7 segundos.

Antônio Nascimento – PSTU

O PSTU também não teve parlamentares eleitos em 2018. Com isso, Antônio Nascimento deverá ter direito apenas ao tempo igualitário a todos os candidatos, prováveis 7 segundos.

João Azevêdo – PSB, Republicanos, PP, PSD, Podemos, Avante, Solidariedade, PMN, Agir 36, Patriota

O atual governador João Azevêdo terá a segunda maior parcela de exibição de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, fruto de 159 parlamentares eleitos em 2018 (foram eleitos 176, porém é contabilizado apenas a soma dos seis maiores partidos). João deverá ter direito a 190 segundos (três minutos e dez segundos).

Major Fábio – PRTB

Major Fábio é outro pré-candidato que deverá ter o tempo mínimo de exibição, pois seu partido não obteve representação na Câmara dos Deputados em 2018. Fábio deverá ter direito a sete segundos.

Nilvan Ferreira – PL

Com nenhuma coligação na sua chapa, Nilvan Ferreira contará com o desempenho do PL em 2018, quando elegeu 33 deputados federais. Com isso, o comunicador deverá ter exibição de 45 segundos.

Pedro Cunha Lima – PSDB, Cidadania, União Brasil, PSC, PTB, PMB, PROS, PDT

Com a adição do PDT na última sexta-feira (5) em sua coligação, o deputado federal Pedro Cunha Lima deverá ter a maior parcela de exibição da propaganda eleitoral entre os candidatos a governador. O tucano deverá ter direito a 196 segundos (três minutos e 16 segundos), graças aos 164 parlamentares eleitos em 2018 dentre os partidos da sua coligação (foram eleitos 172, porém são contabilizados o seis melhores desempenhos dos partidos).

Veneziano – MDB, PT, PV, PCdoB

O MDB de Veneziano está aliado com a federação composta por PT, PV e PCdoB. Com isso, Veneziano deve ter 124 segundos de para exibição graças aos 101 parlamentares eleitos por essas quatro legendas em 2018 na Câmara Federal.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba