Covid-19

CASO INVESTIGADO: mulher que morreu com suspeita de coronavírus, na PB, teve contato com recém-chegado do exterior

A paciente que faleceu foi notificada como um dos casos suspeitos do COVID-19. Segundo a assessoria da Secretaria de Estado da Saúde, ela teve contato com alguém que esteve no exterior antes de apresentar os sintomas,

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ainda aguarda o resultado do exame de uma mulher de 39 anos, que faleceu na madrugada de quarta-feira (18), no Hospital Universitário Nova Esperança (HUNE), em João Pessoa, com suspeita de coronavírus, o Covid-19. Nesta quarta-feira (18),  primeiro caso de coronavírus foi confirmado no estado. Trata-se de um homem de 60 anos, morador no município de João Pessoa, com histórico de viagem para Europa.

A paciente que faleceu foi notificada como um dos casos suspeitos do COVID-19. Segundo a assessoria da Secretaria de Estado da Saúde, ela teve contato com alguém que esteve no exterior antes de apresentar os sintomas, mas também apresentava comorbidades, ou seja, a presença de mais de uma ou de várias doenças na mesma pessoa.

De acordo com o último boletim divulgado pela secretaria, a Paraíba realizou a notificação e coleta de 96 casos: 16 foram descartados e 80 aguardam resultado da análise dos exames pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém-PA, referência regional, incluindo o da paciente que faleceu com suspeita da doença. Todos os exames são realizados seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

O secretário de Estado da Saúde, da Paraíba, Geraldo Medeiros, desmentiu, em entrevista, ao Arapuan Verdade, da rádio Arapuam FM, na tarde desta quarta-feira (18), a informação que chamou de ‘boato’ de que estaria havendo subnotificação dos casos de coronavírus no estado. Segundo ele, o sistema de saúde está preparado com todo o suporte necessário para identificar e tratar os casos

O secretário explicou que, desde o dia 21 de fevereiro, há um planejamento estratégico que contempla todos os cenários possíveis. “Temos 590 respiradores que podem ser remanejados e oito ondas que podem ser disparadas, paulatinamente, com 30 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI, distribuídos de acordo com a demanda e que serão disparados, novamente, quando 50% dos leitos estiverem ocupados. Temos 250 leitos de UTI. Em relação à disponibilidade de coleta de material e exames, temos os técnicos de vigilância em saúde da Secretaria e um posto de coleta no Juliano Moreira, criado nesta terça (17), obedecendo ao protocolo do Ministério da Saúde”, disse.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba