EDUCAÇÃO

Cartaxo visita Campina Grande e destaca referência em ensino superior

Luciano conheceu instalações do Centro Universitário Unifacisa

Com o objetivo de construir parcerias, a exemplo das que vem montando com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, visitou nesta sexta-feira (6) o Centro Universitário Unifacisa, um dos maiores complexos de ensino superior do Nordeste, instalado em Campina Grande e que figura no seleto grupo das mais conceituadas instituições do país, conforme avaliação do MEC.

Atendendo a um convite do médico e empresário Dalton Gadelha, fundador da Unifacisa, Luciano conheceu de perto as modernas instalações do Centro, onde estudam hoje 5.100 alunos, matriculados em cursos de nível superior, a exemplo de Administração, Arquitetura, Direito, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Biomedicina, Educação Física e Engenharia Civil, e de nível técnico, como Construção de Edifícios, Jogos Digitais e Estética. A faculdade também já recebeu a autorização do Ministério da Educação e no segundo semestre serão abertos os cursos de Psicologia e Odontologia.

Durante a visita, o prefeito Luciano Cartaxo explicou que tem procurado trocar experiências com outros gestores públicos, mas também com a iniciativa privada e representantes da sociedade civil, com o objetivo de identificar oportunidades para melhorar os serviços oferecidos em João Pessoa, principalmente nas áreas essenciais, como as de Educação, Saúde e habitação.

“Campina Grande é uma referência e um polo de ensino superior importante não apenas para a Paraíba, mas para todo o Nordeste, e que precisa ser valorizado”, explicou. “João Pessoa e Campina são cidades irmãs. A interação entre as duas, procurando valorizar suas complementariedades, é muito importante para cada uma e fundamental para a economia da Paraíba”, ressalta.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já tem uma parceria com a instituição no Hospital da Visão, que será inaugurado no próximo mês de dezembro no bairro de Mangabeira. Envolvendo também o Lions Mangabeira, ele atenderá não só à Capital, mas toda a região metropolitana, sendo o único hospital na cidade a oferecer cirurgia de urgência em oftalmologia.

Durante a reunião, o prefeito Luciano Cartaxo e o empresário Dalton Gadelha também conversaram sobre o bom momento vivido pela Capital a partir dos investimentos da PMJP em áreas essenciais. “João Pessoa acaba de ser reconhecida como a segunda melhor cidade do Nordeste para se investir. E isso é reflexo do trabalho que realizamos, criando toda a estrutura para receber empresários da iniciativa privada. Através dos contatos como este que estamos tendo hoje aqui em Campina e com tantos outros também de fora do Estado, estamos transformando a realidade de nossa cidade e recebendo investimentos que refletem em toda a Paraíba”, destacou Luciano Cartaxo.

Unifacisa – O complexo nasceu com a criação da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Facisa, nos anos 1990. Ao longo do tempo, transformou-se em centro universitário e fundou mais duas instituições de ponta, a Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande (FCM) e a Escola Superior de Aviação Civil (Esac) – unidade dedicada às ciências aeronáuticas e à formação de pilotos.

Anfitrião do prefeito durante toda a visita, Dalton Gadelha construiu uma sólida carreira profissional em Campina Grande, onde atuou como médico, chefe do serviço de ultrassonografia do Hospital João XXIII e na presidência do Conselho da Unimed. Em 1999, junto com a esposa e educadora, Gisele Gadelha, fundou a Facisa.

Fonte: WSCOM