AIJE

Candidaturas laranjas: juiz cassa mandato de vereadores e suplentes do União Brasil em Campina Grande; leia decisão

O juiz Alexandre Trineto, da 16ª Zona Eleitoral, determinou nesta segunda-feira (27), a anulação de todos os votos recebidos pelo partido Democratas da Câmara Municipal de Campina Grande, por fraude na cota de gênero nas eleições municipais de 2020.

O juiz Alexandre Trineto, da 16ª Zona Eleitoral, determinou nesta segunda-feira (27), a anulação de todos os votos recebidos pelo partido Democratas (atual União Brasil) da Câmara Municipal de Campina Grande, por fraude na cota de gênero nas eleições municipais de 2020. A decisão ocorreu no âmbito de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela suplente de vereadora Carla Cislayne (PSC).

Com a decisão, devem ser afetados os vereadores Waldeny Santana e Dinho Papaléguas (eleito pelo DEM e agora filiado ao PSDB). Na decisão, o juiz determina a cassação dos diplomas dos eleitos e também dos suplentes, impondo, ainda, a sanção de inelegibilidade de 8 anos, contatos a partir do término do mandato.

Também são afetados pela decisão Marta Ambrósio do Nascimento, Virgínia Soares de Oliveira e Maria de Fátima Dias. Cabe recurso da decisão. Segundo a determinação, após cessado o efeito suspensivo de eventual recurso, ou havendo trânsito em julgado, fica determinada a retotalização dos votos e reditribuição das vagas para a Câmara Municipal de Campina Grande.

LEIA AQUI A DECISÃO

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba