votação

Campanha Meu Primeiro Voto incentiva jovens a tirar título juntos

A iniciativa busca fazer com que tirar o título de eleitor seja algo coletivo e relevante.

A experiência de tirar o título de eleitor nem sempre é das mais agradáveis para a maior parte dos adolescentes, principalmente pela falta perspectiva com a situação política atual do Brasil. Mas a campanha Meu Primeiro Voto, criada pelo movimento Acredito, quer mudar esse problema e engajar os jovens menores de 18 anos na hora de decidir o voto nas próximas eleições.

A iniciativa busca fazer com que tirar o título de eleitor seja algo coletivo e relevante. Para isso, propõe que os participantes combinem de ir juntos aos cartórios. “O Acredito faz a parte operacional: abrimos em nosso site um formulário para quem quiser participar. Então, reunimos os jovens de vários bairros próximos em um grupo de WhatsApp para que eles se conheçam e possam fazer o processo juntos”, explica o estudante de engenharia Samuel Melo, de 21 anos, coordenador de engajamento do movimento.

“Tirar o título de eleitor é tão importante e tão simbólico porque é basicamente o Brasil falando: ‘Ei, você já é responsável o suficiente para tomar uma decisão pelo coletivo’. E é por isso que a gente está nesta campanha, que é nacional, suprapartidária e para todo mundo”, afirma a cientista política e astrofísica Tabata Amaral, de 24 anos, coordenadora de agenda do Acredito.

Segundo Samuel, não adianta um adulto ressaltar nas escolas sobre a importância do voto. “Essa iniciativa só vai funcionar se os jovens falarem para os próprios jovens da importância disso e como é que eles conseguem se juntar para eleger pessoas que os representem”, completa.

Para o coordenador, há dois aspectos importantes na hora de os jovens procurarem em quem votar: “A primeira é pensar em alguém que represente o nosso contexto, que eventualmente seja da nossa raça ou do mesmo gênero. Votar em mulheres e negros talvez seja um grande avanço para as eleições de 2018. O segundo ponto é, dentro deste primeiro filtro, procurar pessoas bem capacitadas para fazer políticas públicas: avaliar de fato seu histórico e o que ela fez pelo Brasil”.

Todos os que participarem da campanha receberão um curso de formação política da equipe do “FastFood na Política”, uma organização que trabalha esse assunto por meio de jogos e brincadeiras. O grupo que tirar a foto mais criativa da atividade também ganhará camisas oficiais do movimento.

O Meu Primeiro Voto acontece apenas no período de 9 de abril a 9 de maio. Os adolescentes que fazem (ou já fizeram) 16 anos até a data das eleições e que ainda não têm o documento são convidados a participar. Caso você já tenha o título, é possível se inscrever como voluntário e acompanhar os outros jovens. Quer saber mais informações?

Fonte: Catraca Livre
Créditos: Catraca Livre