DEPOIMENTO

BUTANTAN: Dimas Covas explica à CPI da Covid como governo Bolsonaro rejeitou a CoronaVac - ASSISTA AO VIVO

Presidente do Instituto Butantan vai dar detalhes sobre o contrato oferecido ao Governo Federal com oferta ignorada de 60 milhões de doses da vacina

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas , presta depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid nesta quinta-feira, 27. A principal pauta da oitiva será a recusa do Governo Federal em adquirir a vacina contra o novo coronavírus em 2020.

Há uma expectativa de que Covas apresente documentos que provam que o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, não enviou recursos para teste e fabricação da CoronaVac . E também que aponte que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) rejeitou a compra das vacinas produzidas em São Paulo em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Covas tem registros de ofícios enviados ao Governo Federal em julho, agosto e outubro de 2020 – todos endereçados a  Pazuello – e ignorados. De acordo com o instituto, as ofertas envolviam a entrega de 60 milhões de doses da CoronaVac. A assinatura do atual contrato entre as partes foi realizado somente em janeiro deste ano.

Outros temas que devem ser questionados na CPI:

O impacto da politica externa brasileira e das declarações do governo federal no recebimento de insumos farmacêuticos para produção da CoronaVac
Omissão ou inação do Ministério da Saúde, ou do Planalto, na produção e distribuição das doses
Resistência ou desconfiância do governo federal no trabalho do Butantan
Detalhes do desenvolvimento da ButanVac, vacina brasileira contra o novo coronavírus
Covas será o décimo depoente na comissão parlamentar de inquérito. O presidente do Butantan é ligado ao governador do estado de São Paulo, João Dória (PSDB), desafeto do presidente Jair Bolsonaro.

https://www.youtube.com/watch?v=MvAEID3m5Eg

Fonte: IG
Créditos: IG