posicionamento do presidente

Bolsonaro toma lado dos EUA e diz que general do Irã assassinado era terrorista

Os militares tentaram em vão que Bolsonaro não endossasse o ataque em Bagdá autorizado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que matou o general iraniano Qassim Suleimani.

A ação dos EUA levou a um acirramento da crise dos EUA com o Irã. O líder supremo do país persa, aiatolá Ali Khamenei, pediu “vingança inplacável” e anunciou três dias de luto nacional.

Depois de manter silêncio durante todo o dia, Bolsonaro expôs a posição brasileira em uma entrevista ao jornalista José Luiz Datena, na TV Bandeirantes. Ele seguiu a linha sugerida pelo ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e pelo assessor especial da Presidência Filipe Martins (expoentes do setor mais ideológico do governo), criticou o regime iraniano e disse que o ataque norte-americano se justifica num contexto de combate ao terrorismo.

“A nossa posição é a de se aliar a qualquer país do mundo no combate ao terrorismo. Nós sabemos o que em grande parte o Irã representa para os seus vizinhos e para o mundo”, declarou Bolsonaro.

(…)

Ele também disse que Suleimani teve envolvimento no atentado de 1994 à AMIA (Associação Mutual Israelita Argentina), que vitimizou 85 pessoas. Procuradores argentinos acusaram formalmente o governo do Irã de planejar o ataque.

“A vida pregressa dele [Suleimani] era voltada em grande parte para o terrorismo. E nós, tudo o que pudermos fazer para combater o terrorismo, assim o faremos”, acrescentou o presidente.

Fonte: Folha
Créditos: Folha