as ordens do presidente

Bolsonaro pede que Aras ‘interfira onde tenha que interferir’

Após ser sabatinado e nomeado em edição extra do DOU (Diário Oficial da União), na última quarta-feira (25), o procurador-geral Augusto Aras tomou posse do cargo em cerimônia nesta quinta-feira (26), no Palácio do Planalto.

Em discurso de 2 minutos, o presidente Jair Bolsonaro disse esperar que Aras “tome boas decisões” e “interfira onde tem que interferir”. Nas semanas que antecederam a formalização da indicação, Bolsonaro deu declarações de que o próximo PGR não poderia ser 1 “xiita ambiental”.

Aras afirmou ser preciso “induzir políticas públicas, econômicas e sociais, em defesa das minorias e acima de tudo, que tudo se faça com respeito e dignidade à pessoa humana.”

O novo procurador-geral disse que atuará com “independência” e afirmou que o ponto “forte” da PGR (Procuradoria-Geral da República) será o diálogo:

“Saibam que a nota forte desta nossa gestão será o diálogo. Por favor, contem comigo, que a vontade é de servir a pátria.”

Depois da cerimônia, Aras falou com a imprensa numa entrevista coletiva. Haverá uma outra cerimônia de posse –esperada para o dia 2 de outubro, às 10h– na PGR (Procuradoria-Geral da República). Terá presença de “todas as autoridades civis, militares e eclesiásticas, colegas, membros do Ministério Público, magistrados, advogados, toda a comunidade brasileira”.

Aras afirmou que já começa os trabalhos administrativos a partir desta 5ª feira. “Estarei reunido até o final da tarde com os colegas para podermos pensar a estrutura desta PGR”, disse ele, que ainda não terminou de montar a equipe

“Vamos resolver isso, ainda hoje. […] Não tivemos tempo de fazer a transição”.

LAVA JATO

O procurador-geral recém empossado disse não querer comentar sobre a Lava-Jato neste momento porque é novo no cargo. Aras afirmou que precisa de mais tempo para ficar a par dos assuntos relativos à operação e, talvez, possa se manifestar a respeito no próprio dia 2 de outubro, quando haverá a outra solenidade de posse.

“Me permitam não responder agora a esses temas, porque teremos ainda alguns dias para nos inteirarmos dos fatos em extensão e profundidade”, disse.

O STF (Supremo Tribunal Federal) continua a julgar nesta 5ª feira uma tese que pode anular sentenças da Lava-Jato, incluindo o caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Quem participará da continuidade da sessão do STF (Supremo Tribunal Federal) é o subprocurador-geral Alcides Martins, que até então era interino no comando da PGR.

“O colega Alcides (…) recebe a delegação do procurador-geral da República empossado para participar da continuidade da sessão de ontem”, afirmou Aras.

 

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba