palavra final

Bolsonaro e equipe econômica se reúnem neste domingo para discutir liberação do FGTS

O presidente Jair Bolsonaro se reúne neste domingo (21) com ministros para tratar de como será feita a liberação de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para saque. “A palavra final eu vou ouvir essa semana da equipe econômica”, disse. O encontro foi divulgado pelo próprio presidente em conversa rápida com a imprensa na tarde de sábado (20), enquanto ele cumprimentava cidadãos do lado de fora do Palácio da Alvorada, em Brasília.

O governo estuda liberar o saque de parte do saldo das contas ativas e inativas do FGTS, medida similar à adotada pelo governo Michel Temer em 2017, como forma de injetar recursos capazes de estimular a economia.

anúncio da medida provisória com as regras para saque era esperado para a quinta-feira, dia 18 de julho, mas foi adiado. Segundo o ministro Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, os técnicos estavam trabalhando em estudo para garantir  que o setor de construção civil não seja afetado.

Multa de 40%

O presidente também negou que vá propor o fim da multa de 40% sobre o saldo do FGTS de empregados demitidos sem justa causa. “Em nenhum momento vocês vão me ouvir falando de acabar com multa de 40% FGTS”, disse a jornalistas, em entrevista em frente ao Palácio do Alvorada.

No mesmo dia (19) à noite, a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto divulgou nota à imprensa negando qualquer estudo sobre o fim do pagamento da multa.

* Com informações da Agência Brasil.

Fonte: Congresso Em Foco 
Créditos: Congresso Em Foco