escolheu esperar

Bolsonaro diz confiar em apoio de Trump por Brasil na OCDE: ‘Vai chegar a hora’

Depois de os Estados Unidos optarem por não indicar o Brasil, neste momento, para integrar a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), o presidente Jair Bolsonaro manifestou apoio ao ingresso da Argentina e da Romênia no grupo de países ricos.

“Estava a Argentina, a Romênia na frente. Nós não queremos torcer pra que ninguém fique pra trás. E eles fazem [promoção de] 1 país da América do Sul e outro da Europa”, disse Bolsonaro em live no Facebook realizada nesta 5ª feira (10.out.2019) ao lado do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e de 1 intérprete de libras.

“Agora a Argentina, a gente espera que escolham corretamente o seu presidente por ocasião das eleições agora no final de outubro e a gente espera que não volte aquela turminha, né. Amigos de Dilma, de Lula, do falecido Chávez, se é que ele não está vivo em algum lugar bem quente por aí… o Maduro, o Fidel Castro, aquela turma do Foro de São Paulo, espero que Argentina escolha corretamente seu presidente e continue sendo uma grande parceira nossa”, completou.

Bolsonaro ainda destacou que o Brasil tem o apoio do presidente norte-americano, Donald Trump, para entrada na OCDE, mas que essa decisão do grupo não dependia só dele. O presidente, no entanto, exaltou que o Brasil está “praticamente chegando lá”.

“A 1ª vez que estive com Trump, eu pedi pra ele esse apoio. Ele imediatamente nos deu. Agora, não depende só dele. Nós temos que procurar todos os países, porque tem que haver uma unanimidade. O 1º que procuramos foi Israel, foi Benjamin Netanyahu. E assim, a nossa equipe está trabalhando, estamos praticamente chegando lá”, disse. “Continuamos firmes e fortes e, se Deus quiser, daqui a 1 ano, 1 ano e pouco, estaremos dentro”, completou.

O presidente também demonstrou ter compreendido o rigor do processo para entrada na OCDE. “Não é ‘chegou vai entrando’. Eles fazem uma seleção e a seleção é a conta-gotas pra exatamente, esse novo país que entra, né, cumpra exatamente o que está no estatuto da OCDE. Porque eles não podem errar. E o Brasil vai chegar a sua hora”, disse.

Ainda destacou que, antes, a tentativa do ex-presidente Michel Temer falhou e os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff nem tentaram negociar a entrada no grupo.

“O Brasil tentou em 2017. Não é entrar de hoje pra amanhã, leva mais de ano essa entrada. E não deu certo, era o presidente Temer e o Brasil começou a ter problemas e isso foi esfriado. Agora no governo do PT nem tentaram, não iam conseguir, né, não iam conseguir de jeito nenhum”, disse.

Fonte: Poder 360
Créditos: Poder 360