Justiça Eleitoral

BIÊNIO CONCLUÍDO: Juiz Paulo Câmara se despede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba

Na sessão ordinária desta terça-feira (30), o juiz Paulo Wanderley Câmara, membro do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), se despediu da Corte Eleitoral em razão do término do seu biênio, concluso nesta data. 

Na sessão ordinária desta terça-feira (30), o juiz Paulo Wanderley Câmara, membro do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), se despediu da Corte Eleitoral em razão do término do seu biênio, concluso nesta data.

O desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, presidente do TRE-PB, anunciou a despedida do jurista Paulo Wanderley Câmara como juiz membro da Corte Eleitoral e, após escolha da Corte, anunciou que o juiz decano Antônio Carneiro de Paiva Júnior falaria em nome do Colegiado.

O juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior leu uma mensagem encaminhada pelo secretário-executivo da Controladoria Geral do Estado, Breno Wanderley César Segundo, que foi membro da Corte Eleitoral, ao juiz membro Paulo Wanderley Câmara: “tive a honra de um convívio curto, mas de muita amizade (…) acompanhei o seu valioso trabalho, sério, diligente, cordial, simples e correto em tudo”, trazia trecho da mensagem.

O juiz decano, usando de suas próprias palavras ressaltou: “Temos por doutor Paulo uma feição e uma consideração muito relevante, ele deixa um legado de muita seriedade”.

Bastante emocionado, o jurista se despediu, afirmando que suas palavras para a Corte serão sempre de “Agradecer, agradecer, agradecer a possibilidade de ter convivido com Vossas Excelências”, e agradeceu também à sua assessoria de gabinete, citando os servidores Silma Leda Sampaio, Arlene Costa e Rafael Fernandes, e os estagiários “Silvinha”, “Segundo” e “Débora”.

Da tribuna, dirigiram palavras de cumprimento e elogio ao juiz membro que se despedia, o advogado Fábio Brito, em nome da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Paraíba, e o servidor Rafael Fernandes, em nome do gabinete 1.

Em nome do Ministério Público, Victor Carvalho Veggi, Procurador Regional Eleitoral, disse que nesses quase dois anos de convivência com o jurista Paulo Câmara, houve um aprendizado de respeito aos votos proferidos pelo jurista, e que ao se despedir, Paulo Câmara, deixa seu nome grafado na Corte, como trabalho, que fará parte da história deste tribunal; finalizou dando os parabéns pelo trabalho desempenhado.

Os demais membros também se pronunciaram com homenagens e elogios ao jurista Paulo Wanderley Câmara, mesmo depois de o juiz Antônio Carneiro haver falado em nome da Corte Eleitoral.

O juiz federal Sérgio Murilo Wanderley Queiroga, se reportando ao homenageado que ora se despedia, afirmou que Paulo Câmara  é do tamanho que o seu coração tem, delineando a marca da personagem do homenageado, e fazendo sutil trocadilho, disse: “Em que pese (permita-me a brincadeira) seja um juiz de peso, é muito leve conviver com Vossa Excelência”.

Também da classe dos advogados, que compõem o Tribunal Eleitoral, o juiz membro Arthur Monteiro Lins Fialho se dirigiu ao homenageado como amigo, lembrando uma convivência remota, ocorrida num bairro da Capital, apontando-o como uma pessoa carismática, alegre, que jamais alterou o seu comportamento, nunca presenciou um desentendimento de Paulo Câmara com ninguém. Findou afirmando: “Doutor Paulo, saibas que aqui tens um amigo”.

“Depois que Roma fala, o mundo se cala”, com esta afirmativa o desembargador José Ricardo Porto, vice-presidente e corregedor do TRE-PB, se referindo ao juiz Antônio Carneiro, escolhido para falar ao homenageado em nome da Corte; o corregedor conduziu sua fala ao juiz membro Paulo Câmara, dizendo da sua satisfação, alegria e honra de participar de um colegiado integrado também por Paulo Câmara, e ressaltou a personalidade do homenageado como sendo uma pessoa alegre, feliz e harmônica no trato com os seus colegas.

A juíza Michelini de Oliveira Dantas Jatobá usou da falava, considerando que todos os seus pares haviam feito, e asseverou parabenizando o juiz que se despedia, pelo trabalho que ele realizou, e registrou a sua satisfação de ter convivido, nesse período, com uma pessoa de boa convivência, como companheiro de bancada.

O desembargador Carlos Martins Beltrão Filho disse ao jurista Paulo Câmara, da sua alegria de encontrá-lo no TRE-PB, identificando-o como um jurista com perfil de juiz, e de que é muito bom sair, concluir um mandato, tendo sido muito profícuo, muito produtivo e sendo reconhecido.

Fonte: Ascom TRE
Créditos: Ascom TRE