sustentabilidade

Bananeiras é referência em iluminação pública econômica e ambientalmente correta

Segundo o presidente da Famup, George Coelho, existem conversas com a CNM no sentido de se aprovar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que regulamente os impostos para instalação de equipamentos que gerem energia limpa por meio do sol e dos ventos.

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) destacou nesta terça-feira (6) o trabalho realizado pelo prefeito Douglas Lucena no município de Bananeiras com a iluminação pública que além de reduzir o consumo e aliviar as contas da Prefeitura, beneficiou os empreendedores locais, que reclamavam da queda no movimento à noite, através da implantação de luzes de LED (mais eficientes, econômicas, duráveis e ambientalmente corretas). “É um excelente trabalho realizado no município de Bananeiras pelo prefeito Douglas e que já chama atenção de outras cidades”, destacou George Coelho, presidente da Famup.

Segundo o presidente da Famup, George Coelho, existem conversas com a CNM no sentido de se aprovar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que regulamente os impostos para instalação de equipamentos que gerem energia limpa por meio do sol e dos ventos.

“É um trabalho que estamos desenvolvendo na Famup por entendermos que se trata de uma alternativa importante para o meio ambiente e também para os municípios que hoje gastam muito com a iluminação pública. Na Paraíba, temos um campo vasto no semiárido para a utilização dessas energias. Temos muito sol e muito vento”, disse George.

A Iluminação pública precária é hoje uma dor de cabeça para muitos prefeitos. Essa é a realidade foi modificada em Bananeiras, Brejo paraibano, com um projeto em parceria com a concessionária de energia do Estado.

De acordo com o prefeito Douglas, o projeto foi implantado em 2015 e agora recebeu o reconhecimento do Programa Internacional de Cooperação Urbana da União Europeia, América Latina e Caribe, como um dos exemplos em Energia Limpa de nosso continente, ao lado de experiências dos municípios de Palmas-TO e Cascavel-PR, além de ações na Argentina, Chile e Peru.

“Nós pactuamos com a Energisa um investimento de R$ 1,6 milhão de reais, que permitiu a troca de 807 luminárias na cidade, propiciando uma economia estimada de R$ 20 mil reais/mês. A pactuação com a Energisa tem base na Lei 9.991/2001, que obriga as concessionárias de energia elétrica a investir 0,5% da Receita Operacional Líquida em ações de eficiência energética”, destacou o prefeito.

De acordo com Douglas Lucena, foi criado ainda um Fundo de Sustentabilidade e Eficiência, que custeia a manutenção do serviço e outras ações de Sustentabilidade, refletindo no apoio à Associação de Catadores de Bananeiras. “Além disso, estamos trocando todas as luminárias da zona rural por lâmpadas de LED de baixo custo até o final deste ano. Já trocamos 50% das lâmpadas de distritos e comunidades rurais, com a perspectiva de reduzir ainda mais nosso consumo mensal de energia elétrica”, afirmou, dizendo que os recursos estão disponíveis para projetos de excelência, garantindo ainda a redução do custeio atual para continuar ofertando os serviços públicos.

Fonte: Múltipla Comunicação
Créditos: Assessoria de Imprensa